A sensibilidade nos dentes pode ser tratada e evitada?

Você já sentiu aquele arrepio nos dentes ao saborear seu sorvete favorito ou tomar aquele cafezinho bem quente? Não se preocupe, você não está sozinho! 

Ao menos 70% das pessoas já tiveram sensibilidade nos dentes em algum momento da vida. Inclusive, esse é um dos problemas bucais mais comuns e corriqueiros do que a famosa cárie. 

Embora desconfortável, essa irritabilidade dentária é um sinal de alerta de que algo está errado e que você precisa consultar seu dentista. 

Neste artigo, você vai conhecer as principais causas da sensibilidade nos dentes, os grupos alimentares que podem aumentar esse desconforto, além de fornecer dicas valiosas sobre como evitar e tratar essa condição.

O que causa a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes é causada pela exposição da dentina, a camada sensível localizada abaixo do esmalte. Isso ocorre devido ao desgaste do dente ou à retração gengival

Leia também: O que a gengiva inflamada causa no seu sorriso

A dentina contém orifícios muito pequenos que vão até o nervo do dente. Quando esse nervo fica exposto, você tem sensibilidade ou dor repentina nos dentes.

Abaixo você confere algumas situações que podem ser o gatilho da sensibilidade.

1 – Escovação inadequada

Uma escovação agressiva ou uso de escovas de cerdas duras podem desgastar o esmalte dos dentes, expondo a dentina e causando a irritação.

2 – Consumo excessivo de alimentos ácidos

Alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos e frutas ácidas, podem corroer o esmalte dental ao longo do tempo, tornando os dentes mais sensíveis.

3 – Bruxismo

O hábito de ranger ou apertar os dentes pode causar o desgaste do esmalte, expondo a dentina e aumentando a sensibilidade.

4 – Gengivite ou doença periodontal

Problemas gengivais, como a recessão gengival, podem expor as raízes dos dentes e resultar em sensibilidade.

Alimentos que podem aumentar a sensibilidade nos dentes

A dor causada pela sensibilidade nos dentes costuma ser desencadeada por estímulos externos, como alimentos ou bebidas frias, quentes, doces ou ácidos.

Ao entrar em contato com os dentes sensíveis, esses estímulos ativam os nervos expostos na dentina, causando uma resposta dolorosa. 

A intensidade dessa dor pode variar desde um leve desconforto até uma dor aguda e intensa, que dura alguns segundos ou persiste por um período prolongado.

Anteriormente, falamos que alguns grupos alimentares podem agravar essa irritação nos seus dentes. Então, confira agora alguns exemplos de comidas e bebidas que podem aumentar a dor:

  • Doces: refrigerante, chocolate, balas.
  • Ácido: abacaxi, laranja, vinagre. 
  • Quente e frio: sorvete, bebidas geladas, milkshake, café, sopa e chá. 

O consumo excessivo de açúcar pode aumentar o crescimento de bactérias prejudiciais na boca, levando à formação de cáries e aumentando a sensibilidade. Já os alimentos ácidos, podem corroer o esmalte dental, tornando os dentes mais sensíveis. 

Bebidas extremamente quentes ou frias podem estimular a sensibilidade nos dentes. Tente consumi-las com moderação ou utilize canudos para minimizar o contato com os dentes.

Mas afinal, a sensibilidade nos dentes pode ser evitada?

Já falamos aqui que a sensibilidade nos dentes é até mais comum que a cárie. Mas felizmente, existem formas para se prevenir esse incômodo no seu sorriso. 

Para evitar a recorrência de dentes sensíveis, escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor e use fio dental diariamente.

Leia mais: Você sabe escovar os dentes da forma correta?

Ao seguir as principais dicas abaixo, você evita problemas de saúde bucal, bem como fica longe da sensibilidade.

➡ Utilize escovas de dentes com cerdas macias. Durante a escovação, faça movimentos suaves e evite a pressão excessiva para não desgastar o esmalte dos dentes.

➡ Opte por utilizar um creme dental com fórmula específica para dentes sensíveis. Produtos assim, costumam conter ingredientes que bloqueiam as tubulações nervosas da dentina, reduzindo a sensibilidade.

➡ Tenha uma alimentação saudável e evite o excesso de alimentos e bebidas polarizadas (muito quentes, muito frias, muito doces ou muito ácidas). Além disso, inclua na sua rotina alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e vegetais. 

➡ Se você tem o hábito de ranger ou apertar os dentes, procure o seu dentista para fazer uso de moldeira de proteção. Desta maneira, você evita o desgaste dos dentes e, consequentemente, a sensibilidade.

A hora certa para procurar um dentista

Quando você tem dentes sensíveis, certas atividades, como escovar os dentes, comer e beber, podem causar dor aguda e temporária nos dentes. Por vezes, essa dor pode ser tão intensa que impacta na sua rotina e, obviamente, na sua saúde.

Então, se você está passando por isso, é hora de visitar o seu dentista o quanto antes.

Aqui na Dental Vitta, você vai encontrar uma equipe profissional e equipamentos de última geração para sanar qualquer desconforto nos seus dentes.

Desde tratamentos contra cáries, restaurações, doenças gengivais, implantes dentários e demais fatores que podem causar a sensibilidade nos dentes.

Dependendo da circunstância, os tratamentos para sensibilidade incluem, por exemplo, a indicação de pasta de dente dessensibilizante, o uso de fluoreto nas áreas sensíveis e a restauração ou enxerto de superfícies expostas.

Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e agende a sua revisão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *