Cremes Dentais Clareadores

Ter um sorriso alinhado e branco é o sonho da maioria das pessoas. O mercado oferece uma grande variedade de cremes dentais clareadores que prometem dentes mais brancos apenas com uma escovação. Mas será que os cremes clareadores realmente funcionam?

Qual a eficácia que eles proporcionam na hora de mudar a coloração dos dentes?

 

A composição química dos cremes clareadores

A formulação é composta basicamente de agentes abrasivos (silíca hidratada, porifosfato de cálcio, silicato de zircônio e carbonato de cálcio) que agem polindo os dentes, não clareando.

Outro composto é o peróxido de carbamina ou de hidrogênio que tem ação clareadora, mas para atingir o efeito desejado precisa ser aplicado em uma concentração maior, cerca de 10% a 40% que é a quantidade utilizada pelos dentistas em clareamentos. Os cremes dentais clareadores possuem apenas 2% de peróxidos na formulação.

Estes agentes agem apenas na parte superior dos dentes, retirando manchas visíveis de alimentos, mas não são capazes de penetrar os dentes a ponto de mudar sua coloração.

 

Como agem 

O produto age como um esfoliante para os dentes, removendo manchas da superfície do esmalte dentário por meio de partículas abrasivas. Realiza uma limpeza mais profundas que um creme dental normal pois é capaz de remover pigmentos de alimentos como café, vinho ou beterraba que ficam depositados nos dentes, além do acúmulo de placa bacteriana.

Os cremes dentais clareadores realizam um polimento na superfície dos dentes, não efetivamente uma mudança na coloração.

 

Efeitos colaterais

Apesar de serem encontrados com facilidade em qualquer estabelecimento e serem aparentemente inofensivos, os cremes dentais clareadores podem causar efeitos prejudiciais quando usados com frequência.

O produto pode desgastar o esmalte dentário, causando dor e sensibilidade devido ao processo de abrasão que deixa a dentina, camada mais sensível dos dentes exposta, atingindo sua parte nervosa.

Os corantes contidos nos alimentos podem penetrar os dentes, causando o aumento de manchas.

 

Tratamento adequado

Os cremes dentais clareadores de fato, não clareiam os dentes, por isso o mais indicado é procurar o seu dentista para realizar um clareamento. O tratamento é capaz de atingir o interior dos dentes, modificando a tonalidade do seu sorriso.

Nós da Dental Vitta oferecemos duas técnicas de clareamento: a moldeira e o clareamento de consultório.

A moldeira é um molde de gesso que acompanhado do gel clareador a base de peróxido de carbamida é encaixado aos dentes, podendo ser feito no conforto de sua casa e a qualquer momento do dia.

Já o clareamento no consultório é feito a partir da aplicação do gel de peróxido de carbamida em uma concentração maior. São necessárias apenas 2 a 3 consultas que podem ser associadas a moldeira para obter melhores resultados.

O procedimento é feito com total segurança e garante um resultado natural e duradouro.

 

Entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *