Cuidados Bucais durante a Pandemia e o aumento de casos de bruxismo

Os cuidados bucais aumentaram consideravelmente com a pandemia de Covid-19 que se espalhou pelo Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Diversas preocupações entraram na rotina dos brasileiros, fazendo com que a higiene, tanto das mãos como bucal fossem levadas mais a sério.

A boca, assim como os olhos, são dois dos principais agentes para entrada de doenças no corpo, com o coronavírus isso não seria diferente.

A doença respiratória que causou, e ainda causa, medo mundo afora ainda não acabou, dessa forma, é sempre importante estar redobrando os cuidados com a saúde e higiene. Mesmo que você esteja vacinado, é sempre necessário estar atento a quaisquer riscos.

Entretanto, além da Covid-19, um transtorno tem aumentando muito nesse período: o bruxismo.

Leia também: Coronavírus no Brasil: entenda como se prevenir da nova pandemia

Pensando nisso, o blog Inspire Sorrisos, da Dental Vitta, preparou um texto para lhe apresentar os principais cuidados bucais que devemos ter em um período pandêmico. Mas, lembrando que eles devem se manter sempre. E, também, como o bruxismo tem aumentado.

Seja bem-vindo (a) ao nosso blog. Pegue uma água para acompanhar e um bloco para anotar as mudanças que você precisa fazer em sua rotina.

Boa leitura!

O que é bruxismo?

Antes mesmo de entrarmos nos principais cuidados bucais que precisamos ter durante um momento pandêmico, precisamos falar sobre bruxismo e como o número de pessoas com esse transtorno tem aumentado.

O bruxismo nada mais é do que uma atividade parafuncional, ou seja, é ato de ficar apertando ou rangendo os dentes. Ela é feita pelos músculos responsáveis pela mastigação, e não possui nenhuma finalidade positiva.

Basicamente existem dois tipos de bruxismo que são conhecidos como noturno e diurno.

O bruxismo noturno é quando tal transtorno ocorre somente enquanto a pessoa está dormindo, já o diurno pode acontecer a qualquer momento do dia. Esse distúrbio pode ter diversas causas, mas, a mais conhecida tem relação com a ansiedade e estresse.

Por não ser algo positivo, o bruxismo pode causar uma série de complicações como disfunção da mandíbula, dor de cabeça e dores faciais.

É muito importante que se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure um odontologista imediatamente, para iniciar um tratamento o quanto antes possível.

Aumento de casos da Pandemia

O bruxismo teve um pico de casos nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, muito por causa do estresse e da ansiedade que as pessoas passaram a sentir.

Medo e preocupações com o que poderia acontecer consigo e com os parentes está muito relacionado a esse tipo de transtorno, que começa na mente e vai se espalhando pelo corpo, como o bruxismo.

m estudo realizado pelo Journal of Clinical Medicine com mais de 1,7 mil pessoas em Israel e na Polônia atestou a ligação entre piora na saúde mental (ansiedade e estresse) com o bruxismo.

Já um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com alunos da própria instituição, comprovou que os casos de bruxismo triplicaram desde o início da pandemia.

Cuidados bucais na pandemia

Agora que já entendemos como os casos de bruxismo tiveram um aumento exponencial desde que a pandemia de Covid-19 passou a assustar o mundo todo, podemos elencar os principais cuidados bucais que devemos ter em períodos pandêmicos.

Como já falamos anteriormente, ao lado dos olhos, a boca é uma das principais portas de entrada para que o vírus Sars-Covid-2 se espalhe pelo corpo, assim como tantas outras doenças respiratórias.

Para isso, alguns cuidados devem ser feitos. Acompanhe nossa lista.

Cuidado com a escova de dente e toalhas

Dentro de uma residência com duas ou mais pessoas, é impossível dizer que a casa estará imune se pelo menos uma delas tiver que sair para trabalhar. Dessa forma, alguns cuidados devem ser feitos, principalmente com a escova de dente e as toalhas.

É comum que casais e famílias dividam a mesma toalha, porém, se uma das pessoas acabar sentindo qualquer sintoma, tal atividade deve ser evitada, assim, garantindo uma melhor higiene e cuidados bucais.

Com as escovas de dentes não deve ser diferente, caso você venha a testar positivo, após passar pelo período em que o vírus fica ativo no corpo, faça a troca de sua escova, para evitar qualquer problema.

Da mesma forma, elas devem ser armazenadas em locais distantes uma das outras. Nada de deixar escovas misturadas.

Higienize as mãos e ambiente

Sim, quanto estamos falando de cuidados bucais, as mãos podem ser um agente para levar vírus e doenças até a boca.

Com isso, sempre que entrar ou sair de um local, higienize suas mãos com água e sabão. Caso não seja possível, tenha sempre junto consigo álcool em gel para esterilizar e eliminar quaisquer vírus.

Faça o mesmo com o seu ambiente de trabalho e casa, a fim de evitar a propagação do vírus.

Por fim, mas não menos importante, jamais leve as mãos sujas até a boca, além de correr o risco de contrair a Covid-19, você pode acabar colocando outras doenças para dentro do seu organismo.

Continue indo ao dentista

Não é porque estamos vivendo um período pandêmico que os cuidados bucais e as revisões com o dentista devem ser esquecidas.

Continue marcando consultas com a mesma frequência de sempre, afinal, em momentos como esse em que a ansiedade e estresse podem aumentar e, consequentemente, a alimentação piorar, é sempre importante ter um cuidado com os dentes.

Dessa forma, agende uma consulta com o seu odontologista de confiança.

Conclusão

Os cuidados bucais não devem ser feitos somente em momentos de pandemia a fim de não contrair a Covid-19, por exemplo, mas, a todo instante. Assim como os casos de bruxismo que aumentaram desde 2020, diversas outras doenças dentárias e bucais também.

Esteja sempre cuidando de seu corpo e mente para evitar que sofra com cáries e outras doenças bucais e, sobretudo, com o bruxismo que pode ser causado pelo estresse e ansiedade.

A Dental Vitta está sempre lhe esperando para atender e lhe ajudar a solucionar esses problemas. Contamos com os melhores dentistas de Caxias do Sul e Região. Agende hoje mesmo sua consulta.