Escovação Infantil: como ensinar as crianças a cuidarem da saúde bucal desde cedo?

A importância de incentivar a escovação desde cedo é inegável, e auxilia as crianças a evitarem cáries, mau hálito e diversos outros problemas.

 

Mas você já parou para pensar que ensinar os pequenos a cuidar da higiene bucal também é uma forma de incentivar a independência e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora?

 

No artigo de hoje, decidimos trazer duas técnicas muito fáceis e didáticas que usamos na escovação infantil e irão auxiliar as crianças a aprenderem a fazer a higienização dos dentes. Quando falamos do passo a passo da escovação infantil, é comum que pais e tutores nos questionem qual é a melhor forma de guiar a criança sem anular a autonomia dela ou dificultar o processo, explicando de uma maneira complexa, que seja difícil de entender. 

 

Este é o seu caso? Então confira algumas dicas que podem facilitar a sua vida:

 

O USO DA PASTA E OS PRIMEIROS DENTES: PRIMEIROS PASSOS PARA UMA BOA ESCOVAÇÃO INFANTIL

 

Quanto de pasta usar na escovação infantil sempre foi uma questão bastante presente nos debates sobre saúde bucal infantil, e a resposta pode variar conforme a idade da criança e a quantidade de dentes que ela apresenta, por exemplo.

 

Com os bebês, recomenda-se o uso mínimo, consistindo em uma simples lambuzada da escova no bico da pasta, e depois ir aumentando essa porção ao longo do desenvolvimento da criança. Para simplificar, criamos uma mini tabela que facilita a compreensão:

 

CRIANÇAQUANTIDADE DE PASTAPERIODICIDADE DA ESCOVAÇÃO
Abaixo dos 02 anosuma lambuzada, equivalente a meio grão de arroz cru1 x ao dia, preferencialmente à noite
Acima dos 02 anosequivalente a um grão de arroz2 x ao dia
Acima dos 03 e que já tenha aprendido a cuspirequivalente a um grão de lentilha3 x ao dia (se a criança já frequenta escola, escovar mais vezes ao dia)
Acima dos 06 anosequivalente a um grão de feijão3 x ao dia

 

É válido reforçar que, até o terceiro mês de vida, não há necessidade de fazer a limpeza bucal do bebê. Após este período, deve-se limpar a gengiva das crianças com gaze umedecida, fraldas umedecida de pano ou dedeiras de silicone, secando com delicadeza o excesso de leite materno.

 

ESCOLHENDO A MELHOR ESCOVA DE DENTES PARA O SEU FILHO

 

A troca das escovas deverá acontecer sempre quando as mesmas apresentarem cerdas dobradas devido ao uso. Prefira escovas de cerdas macias, com os extremos arredondados, proporcionando maior conforto para a escovação infantil. O comprimento do cabo também deve ser condizente com o tamanho da mãozinha da criança. 

Por fim, não descuide do formato da cabeça da escova. Para os pequenos, as escovas com cabeça pequena, mais arredondada e de borracha são opção ideal porque se adaptam ao formato da boca, não agridem a gengiva sensível e facilitam a escovação infantil. É sempre importante observar, na embalagem da escova, a recomendação da idade da criança.  

 

TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO INFANTIL QUE TODOS OS PAIS PRECISAM CONHECER

 

A Odontopediatria costuma adotar dois métodos específicos para a escovação infantil, que aliam praticidade, resultado e uma forma de cuidado condizente com a faixa etária da criança. 

 

Apesar de ensinarmos logo abaixo como estas duas alternativas funcionam, ressalta-se que consultar um odontopediatra e fazer o acompanhamento desde a gestação até todo o desenvolvimento da criança garantem cuidados específicos e uma análise das necessidades de cada caso. 

 

Tudo pronto para aprender como orientar os seus filhos na escovação? Confira o passo a passo de duas técnicas de escovação infantil mundialmente conhecidas: a Técnica de Fones e a Stillman Modificada.

 

Leia também: descubra a importância do pré-natal odontológico 

 

ESCOVAÇÃO INFANTIL: TÉCNICA DE FONES

 

Recomendada para pacientes de até 06 anos 

Duração aproximada: 02 minutos

 

  • Comece a higienização com movimentos circulares. Quando ensinamos as crianças, é comum dizer que elas devem “fazer movimentos de bolinha” por toda a parte da frente dos dentes; 

 

  • Depois de repetir este processo por toda a boca, agora é a hora de cuidar da mordida. Aqui, ensine a criança a passar a escova em movimentos para frente e para trás, como se houvesse um trenzinho percorrendo os dentes de toda a boca. Neste momento, é importante fazer a escovação dos dentes incisivos anteriores, tanto superiores quanto inferiores, respingando no espelho. Essa técnica também é conhecida por “chuvinha” e sempre deve ser praticada com a escova no sentido vertical para escovar a palatina dos dentes incisivos; 

 

  • Na língua, ensine os pequenos a fazerem da escova uma vassourinha, que varre as sujeiras para fora da boca. Este passo pode ser feito tanto com as cerdas da escova, quanto com a parte de trás da cabeça da escova. 

 

PARA NÃO ESQUECER:

 

1º MOVIMENTO DE BOLINHA 

na parte da frente dos dentes, nos dentes de cima e nos de baixo

 

2º MOVIMENTO DE BOLINHA

na parte interna, ou seja, atrás dos dentes e perto da língua

 

3º MOVIMENTO DE TRENZINHO 

nos lados direito e esquerdo, em cima e embaixo

 

4º MOVIMENTO DE TRENZINHO 

na parte da frente dos dentes, tanto em cima quanto embaixo

 

5º MOVIMENTO DE VASSOURINHA 

dividindo a língua ao meio e varrendo em ambos os lados

 

ESCOVAÇÃO INFANTIL: TÉCNICA STILLMAN MODIFICADA

 

Recomendada para pacientes dos 07 anos até a pré-adolescência

Duração aproximada: 02 minutos

 

  • Varra os dentes como se estivesse tirando o pó. É indicado que este movimento seja repetido várias vezes até abranger todos os dentes; 

 

  • Refazer a escovação com os mesmos movimentos, mas agora varrendo dois dentes por vez.


PARA NÃO ESQUECER:

 

1º MOVIMENTO DE VASSOURINHA

varrendo de cima para baixo os dentes superiores 

 

2º MOVIMENTO DE VASSOURINHA

varrendo de baixo para cima os dentes inferiores

 

3º REPETIÇÃO

de todo o processo, varrendo dois dentes por vez até totalizar 20 vezes cada. 

 

  • BÔNUS: TÉCNICA DA BOCA LIMPA

 

Umas das técnicas mais importantes da fase de escovação infantil é chamada de técnica da boca limpa, que é aquela que a família consegue realizar, dentro de algumas limitações devido à idade baixa do bebê, mas sempre mantendo a boca da criança limpa.

 

ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NA ESCOVAÇÃO INFANTIL

 

Como falamos antes, não interferir no processo de autonomia do seu filho também é importante. Por isso, sugerimos que você ensine-o, permita que ele comece a escovação sozinho e depois finalize a escovação dele, pelo menos até a criança completar 08 anos. 

 

Apesar de poder encontrar várias pastas de dente infantis, com sabores mais atrativos, nossa dica é iniciar a escovação com creme de adulto para evitar que a criança confunda a pasta de dente com um doce ou algo que ela deseje engolir devido ao gosto bom.

Uma observação importante a se fazer é: a pasta pode ser para adulto ou infantil, mas o mais importante é que tenha em seus ingredientes acima de 1000 ppm de fluoreto de sódio (flúor). 

 

NA DENTAL VITTA, CUIDAMOS DO SORRISO E DA ESCOVAÇÃO INFANTIL DO SEU PEQUENO

 

Em um ambiente agradável, com atendimento personalizado e atencioso, seu filho desfrutará de todo o acompanhamento necessário para cuidar dos dentes e evitar problemas de saúde. 


Desde o desenvolvimento dos dentes temporários, até a formação da arcada dentária característica da transição para a fase adulta, nossos especialistas estão sempre a postos para auxiliar você.

 

Que tal agendar uma consulta e começar os cuidados à escovação infantil agora? 

 

Entre em contato pelo telefone (54) 3027-1881 ou fale conosco pelo WhatsApp +55 54 99100-0045. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *