O chimarrão e a saúde bucal

O chimarrão é um baita companheiro para qualquer momento. Amado pelos gaúchos e por todos aqueles que já experimentaram um bom mate, oferece muitos benefícios à saúde.

Seu consumo está ligado a tradição que é passada por gerações, sendo hábito entre os gaúchos, independente da temperatura ou ocasião do dia.

Mas especialistas afirmam que o consumo da bebida quente pode estar relacionado a problemas bucais e por isso merece atenção. Saiba mais sobre como prevenir doenças e manter seu sorriso sempre saudável.

 

Temperatura do chimarrão e o câncer bucal

O Rio Grande do Sul é o quinto estado no país com maior número de casos de câncer na cavidade oral, principalmente entre homens.

Estes casos estão ligados ao consumo do chimarrão que é servido geralmente em temperatura acima de 65 graus, agredindo e machucando a garganta, contribuindo para uma lesão permanente que pode gerar o câncer de boca, estômago ou esôfago.

Os diagnósticos na maioria das vezes são tardios, o que dificulta a chance de cura.

Outra questão que está ligada diretamente ao mate são as manchas nos dentes, que assim como o café e o vinho, podem deixar o sorriso amarelado.

 

Sinais do câncer bucal

O exame para diagnosticar o câncer bucal é feito por um cirurgião dentista, mas alguns sinais iniciais podem indicar que é hora de procurar um especialista:

– Feridas nos lábios ou no interior da boca que tem facilidade em sangrar e não cicatrizam;

– Caroço ou inchaço na bochecha;

– Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em alguma parte da boca;

– Dificuldade para mastigar ou engolir;

– Dor na garganta sem razão aparente ou sensação de desconforto;

– Inchaço que impede a adaptação da dentadura;

– Mudança na voz.

 

Fatores de risco

Alguns fatores de risco contribuem para o surgimento do câncer bucal: homens com mais de 40 anos, uso de tabaco e bebida alcoólica em excesso, higiene bucal inadequada, próteses com ajuste incorreto, exposição ao sol, dietas e histórico familiar de câncer bucal.

Pode surgir no lábio inferior, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares.

 

Tratamento

Quando não detectado de forma precoce, o câncer bucal pode exigir o tratamento através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Fique atento aos sintomas que você pode apresentar e procure um especialista. O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja feito com sucesso.

 

Cuidados

Você não precisa abrir mão do seu chimarrão, mas procure toma-lo em uma temperatura mais baixa para evitar possíveis lesões bucais. Se perceber algum dos sinais que indicam câncer bucal, procure um médico.

O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% dos casos de câncer bucal. Evite fumar e consumir em excesso bebidas alcoólicas pois esta combinação aumenta o risco de câncer.

Para evitar manchas nos dentes, o indicado é fazer um bochecho com água logo após consumir o chimarrão e escová-los. Se você tiver feito um clareamento ou faz o uso do aparelho ortodôntico fique atento aos cuidados com a saúde bucal.

Faça limpeza periodicamente e consulte um profissional sempre que possível.

 

Entre em contato conosco e agende uma consulta de avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *