Implante dentário: entenda os diferentes tipos e qual deles é melhor para você

Quando os dentes passam a ser um problema é comum desanimar já que eles representam parte importante da nossa autoestima. São muitos os motivos que levam à perda de um dente. Pode ter sido uma cárie, uma infecção ou, ainda, um acidente que possa ter prejudicado a dentição. 

Felizmente a odontologia possui soluções modernas para esse problema: os implantes dentários são a melhor alternativa para atingir a reabilitação bucal. Ao longo do texto você vai entender melhor como funciona. Caso surjam dúvidas, a equipe da Dental Vitta está preparada para ajudar você.


Afinal, o que são implantes dentários?

Os implantes são, basicamente, estruturas colocadas a partir de uma cirurgia em que pinos de titânio são instalados dentro da gengiva. Eles passam a funcionar como a raiz do dente. Depois de um período, é colocado um encaixe para receber a prótese, que nada mais é do que o dente substituto, feito de resina ou porcelana. 

 

Benefícios de colocar um implante dentário

Nem todo mundo se adapta às dentaduras ou próteses. O maior facilitador de usar um implante é que não escorrega e nem muda de posição dentro da boca. 

 

Então, confira os principais motivos para apostar em um implante dentário:

 

  • Estética
  • Mastigação
  • Melhora na fala
  • Sorriso e autoestima

 

Saiba quais são os 3 tipos de implantes dentários mais utilizados

Dependendo do grau de necessidade, os dentes substitutos serão colocados de forma unitária ou múltipla. Quer dizer, se houve perda de apenas um dente ou mais do que um em posições separadas, o processo será feito de forma única. Os dentes vizinhos serão protegidos para que permaneçam intactos. 

Agora, se houver perda de mais de um dente na sequência, poderá ser feito o implante múltiplo 2×3, com três próteses sobre dois pinos. Conheça os processos:

 

  • Carga Imediata – é uma técnica rápida. Na Dental Vitta, a cirurgia para colocação de implantes e das próteses ocorre em até 3 dias de prazo nesta opção.

 

  • Ósseo Integrado – o implante é instalado diretamente no osso do maxilar. O período para que aconteça a integração óssea leva de 20 dias a seis meses. Depois disso, os dentes artificiais são colocados.

 

  • Prótese Protocolo – é um tipo de implante dentário parafusado em que não é preciso ter um pino para cada dente. São usados de 4 a 6 implantes para sustentar uma prótese. Na Dental Vitta, pode ser feita tanto em resina quanto em porcelana.

 

Todo mundo pode colocar um  implante dentário?

Não. Estrutura óssea e gengivas saudáveis são pré-requisitos avaliados no paciente antes que ele passe pelo processo. O implante não é recomendado para pessoas que sofrem de:

 

  • Problemas cardíacos graves;
  • Utilizam de medicamentos para osteoporose;
  • Sofrem da doença de Paget (distúrbio na remodelação óssea);
  • Passam por quimioterapia;
  • Não controlam a diabetes. 
  • Crianças e jovens em fase de crescimento ósseo.

 

Seriedade do profissional é essencial antes de encaminhar seu implante dentário

Uma cirurgia para implante dentário é a solução para todos os problemas que já mencionamos, mas de nada adianta confiar sua saúde a qualquer profissional. A segurança de poder contar com especialistas é o principal a ser pesquisado antes de iniciar o processo. O responsável por essa mudança na sua vida deve ser um cirurgião dentista com responsabilidade e experiência no mercado. 

 

Nós da Dental Vitta estamos prontos para sanar todas as suas dúvidas, é só chamar nossa equipe e marcar uma consulta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *