Perda de dentes: causas e tratamentos para um sorriso saudável

A perda de dentes pode causar um grande impacto na vida de uma pessoa, não só pela perda da função mastigatória, mas também por prejudicar a estética do sorriso.

Quando ocorre a falta de um ou mais dentes, você pode ter a sua saúde bucal e geral comprometida. Além disso, quanto mais perceptível for a perda de dentes, mais impactos terá na harmonia do seu rosto. 

Então, se você precisou extrair algum dente e sente vergonha ou constrangimento ao sorrir e falar, saiba que é possível recuperar a sua autoestima e confiança. Quer saber como? Continue a leitura.

Leia também: Saiba o que uma avaliação odontológica  pode revelar sobre a sua saúde

Os dentes não são somente importantes para a mastigação, eles também são responsáveis pela fala, pela estabilidade dos ossos faciais e pela manutenção da saúde da boca. 

A falta deles pode gerar consequências graves tanto para a sua saúde bucal quanto para o restante do seu corpo. 

É por isso que tratamentos adequados e de qualidade restauram a funcionalidade da sua boca e garantem um sorriso muito mais saudável.

Entenda o que causa a perda dos dentes, as consequências disso e quais os tratamentos mais efetivos.

O que pode ocasionar a perda de dentes?

A perda de dentes pode estar relacionada a diversas causas, desde problemas de higiene bucal até doenças sistêmicas, que afetam o corpo todo.

Nos adultos, as principais causas são a periodontite e a cárie, infecções bacterianas que impactam diretamente a estrutura dentária.

É claro que questões de acúmulo de bactérias na boca têm relação com a higiene diária. Porém, pessoas com diagnóstico de diabetes, por exemplo, podem perder dentes com mais facilidade. Isso porque o alto nível de açúcar no sangue pode aumentar a proliferação dessas bactérias.

O diabetes também pode afetar a circulação sanguínea e prejudicar a saúde da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes.

Outra doença também relacionada à fragilidade dentária é a osteoporose. Por impactar na densidade óssea, ela pode afetar o maxilar e a mandíbula, deixando os dentes mais soltos.

Câncer, artrite reumatóide e até mesmo o Alzheimer são doenças que também podem estar relacionadas à fragilidade dos dentes. 

Não podemos esquecer, é claro, dos traumas físicos, como aqueles ocasionados por  acidentes, bem como, de tratamentos odontológicos mal realizados, que são aspectos importantes quando falamos sobre a perda dos dentes. 

E quais as consequências da falta de dentes na saúde?

Além do constrangimento estético, permanecer sem um ou mais dentes é extremamente prejudicial. 

Como já falamos anteriormente, a perda de dentes pode causar diversos problemas na saúde bucal e geral do seu corpo

Isso porque os outros dentes podem migrar para o espaço ausente na cavidade oral, inclinar ou até causar uma extrusão dentária, afetando toda a arcada dentária.

A perda de um dente também pode deixar a gengiva exposta e mais frágil durante a escovação. Inclusive, a estrutura óssea bucal acaba ficando sem suporte e, com o tempo, resultando na reabsorção do osso que sustenta os outros dentes.

Abaixo você confere as principais consequências da falta de dentes:

1 – Problemas na mastigação

Com a arcada dentária incompleta, a mastigação e a digestão dos alimentos são prejudicadas, o que pode levar a problemas gastrointestinais.

2 – Alterações na fala

A ausência de dentes pode alterar a fala e a pronúncia de palavras, o que pode desencadear problemas de autoestima e situações de constrangimento.

3 – Problemas estéticos

Quando há ausência de um ou mais dentes, a aparência do sorriso e do rosto pode ser alterada, o que pode levar a problemas de autoestima e confiança.

4 – Reabsorção óssea

Ao ficar muito tempo sem algum dente, há chances de reabsorção óssea. Essa condição pode afetar a estabilidade dos dentes próximos e dificultar a colocação de implantes dentários.

5 – Aumento do risco de doenças sistêmicas

A perda de dentes pode aumentar o risco de doenças sistêmicas, como as cardiovasculares, o diabetes e a osteoporose. Isso ocorre porque a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do corpo.

Volte a sorrir com confiança

Aqui na Dental Vitta oferecemos serviços de implantodontia com a máxima tecnologia e qualidade, garantindo a reposição de seus dentes de forma duradoura e saudável. 

Leia mais: Razões para escolher a Dental Vitta para seu tratamento dentário

Através da implantodontia, você volta a sorrir com confiança: um procedimento que utiliza estruturas de titânio colocadas nos ossos do maxilar e da mandíbula, substituindo as raízes dos dentes perdidos. 

Independente de qual for a causa da perda dos seus dentes, essa é uma excelente opção para solucionar o problema. 

Os implantes podem ajudar a prevenir a reabsorção óssea e melhorar a saúde bucal a longo prazo. 

A colocação de implantes dentários exige um planejamento cuidadoso e uma equipe especializada em implantodontia. 

Na Dental Vitta, você tem a segurança que precisa para voltar a sorrir!

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *