Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

A falta da higienização adequada nos dentes pode causar uma série de problemas dentários, como o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Essas intercorrências nos dentes são bastante comuns e podem causar cáries e doenças na gengiva.

A placa atinge cerca de 35% de pessoas na faixa etária entre 9 e 30 anos de idade, sendo que em pessoas a partir de 40 anos aumenta para 60%. Já o tártaro atinge em média 65% da população do Brasil.

Mesmo que possuam algumas semelhanças, os dois problemas são bastante diferentes. Veja agora quais são essas diferenças:

 

Placa bacteriana

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme ou placa dental, é uma película incolor formada por bactérias da cavidade oral que se acumulam naturalmente em qualquer superfície dura dentro da cavidade bucal, como aparelhos ortodônticos moveis e fixos, mas ocorre principalmente nos dentes ao longo da linha da gengiva.  A placa bacteriana pode gerar mau hálito, cáries e até mesmo gengivite.

 

Tártaro

O tártaro, ou cálculo dental, se forma quando o acúmulo de placa bacteriana, concentrada em alguma superfície dura na cavidade oral, reage aos minerais presentes na saliva. De maneira simplificada, o tártaro é a calcificação da placa bacteriana e ocorre devido à falta de higienização bucal diária.

Para retirar o tártaro é preciso fazer uma limpeza com um dentista especializado, pois ele se concentra em locais de difícil acesso e não pode ser removido apenas com a escovação.

O acúmulo de tártaro pode causar inflamação gengival, dores e até mesmo a perda dos dentes.

 

Prevenção e tratamento

A boa higiene oral após as refeições é a melhor forma de prevenção, pois, através da escovação e uso de fio dental, a placa pode ser facilmente removida.

Escolha uma escova de dentes com tamanho adequado para a sua boca e faça a escovação no mínimo três vezes ao dia.

Além disso, outra recomendação é fazer uma limpeza dentária com um especialista no mínimo uma vez a cada seis meses. Além disso, caso você perceber sensibilidade nos dentes ou na gengiva, sangramentos ou inflamação, procure um dentista.

Na Dental Vitta temos dentistas especializados no tratamento do tártaro e da placa bacteriana, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *