Posso usar aparelho ortodôntico depois dos 40 anos?

O uso de aparelho ortodôntico depois dos 40 anos é um questionamento muito comum entre adultos. A busca por um sorriso alinhado e saudável é algo que vai além dos limites etários.

A Ortodontia tem evoluído e criado soluções eficazes e discretas para atender às necessidades de todas as faixas etárias. A modalidade não é mais associada apenas ao público jovem. 

Desse modo, surge a indagação: é viável submeter-se a tratamento ortodôntico em uma fase mais avançada da vida?

Nesse texto, você vai descobrir a resposta a essa pergunta. Com as informações presentes aqui, você conseguirá entender o tratamento ortodôntico para adultos.

Queremos ajudar você a tomar uma decisão mais acertada em relação ao aparelho ortodôntico. Seja o seu objetivo estético ou relacionado à saúde bucal, descubra se o aparelho dental é o que precisa.

Usar aparelho ortodôntico após os 40 anos é uma boa opção para você?

Dentes desalinhados culminam em uma série de problemas que vão além da aparência, impactando diretamente a qualidade de vida do paciente. 

Dores de cabeça, dificuldades na fala e mastigação, insônia e comprometimentos na audição são alguns problemas causados pela desordem dentária. 

Portanto, o tratamento ortodôntico não tem apenas o aspecto visual como objetivo final. É uma abordagem que propõe corrigir problemas que influenciam diretamente na saúde do paciente

Então, mesmo depois dos 40 anos, o tratamento ortodôntico ainda é viável. Isso se torna ainda mais evidente se o dentista identificar algum desalinhamento e recomendar o uso do aparelho.

Leia mais:
Escova elétrica ou manual: qual é a melhor para a saúde dos dentes

O aparelho ortodôntico funciona depois dos 40 anos?

O aparelho ortodôntico é eficaz mesmo após os 40 anos. 

Então, por que o tratamento costuma ser conduzido na juventude? Isso acontece pelas características dos ossos, que são mais facilmente corrigidos durante a adolescência.

Ou seja, como os dentes ainda estão em desenvolvimento, o aparelho ortodôntico pode movê-los com mais facilidade. Essa flexibilidade é ideal para corrigir a posição desalinhada da mordida.

Desse modo, o tratamento ortodôntico em adultos pode levar mais tempo, por conta destes desafios adicionais que surgem com a idade. Estamos falando da perda óssea ou problemas periodontais. 

Antes de iniciar o tratamento, é essencial realizar uma avaliação completa para tratar qualquer condição pré-existente.

Quando os adultos devem procurar um tratamento ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é indicado para adultos em uma variedade de situações, não se limitando apenas a questões estéticas. Aqui estão alguns cenários possíveis:

  • O aparelho ortodôntico é indicado para corrigir a posição dos dentes e desalinhamento. Pacientes com heranças genéticas ou perda dentária podem se beneficiar com o tratamento.
  • Má oclusão, sobremordida, mordida cruzada, e outros problemas relacionados à mordida podem ser corrigidos com o uso de aparelhos ortodônticos em adultos.
  • Se um adulto enfrenta dificuldades na fala ou na mastigação, o tratamento ortodôntico é indicado para solucionar estes desconfortos de forma definitiva.
  • Além disso, o acompanhamento ortodôntico pode aliviar dores de cabeça ou nos ouvidos.
  • Caso um adulto tenha tido tratamento ortodôntico no passado e notou uma regressão no alinhamento dos dentes, um novo acompanhamento é recomendado.

É importante ressaltar que a idade não é uma limitação para o tratamento ortodôntico. Adultos se beneficiam com o alinhamento dentário.

A melhora da dicção, melhor mastigação, higienização diária facilitada e eliminação de lesões bucais por conta da mordida irregular são alguns desses benefícios.

Tipos de aparelho ortodôntico para pessoas acima de 40 anos

Adultos preferem opções mais discretas e estéticas. Além dos tradicionais aparelhos metálicos, existem outras alternativas.

Vamos conhecê-las?

Aparelhos ortodônticos convencionais

São os aparelhos mais tradicionais e comuns. Consistem em bráquetes metálicos fixados aos dentes, conectados por fios e elásticos. Podem ser personalizados com ligaduras coloridas.

Esse aparelho é bastante visível devido à natureza metálica. No entanto, é capaz de corrigir uma variedade de problemas ortodônticos, desde desalinhamentos leves até casos mais complexos.

Aparelhos ortodônticos estéticos

Esse aparelho é similar ao método convencional. Ele é feito de materiais menos visíveis, como cerâmica ou porcelana. Os bráquetes podem ser transparentes ou com a coloração dos dentes.

Em termos de visibilidade, são menos perceptíveis em comparação com os aparelhos convencionais, tornando-os esteticamente mais atraentes.

Alinhadores transparentes (Invisalign)

Consistem em alinhadores plásticos transparentes, removíveis e personalizados.

Cada conjunto é usado por um período específico, movendo os dentes de forma gradual. Assim, o paciente não precisa mudar a sua rotina drasticamente ou sentir que sua aparência foi impactada pelo aparelho.

O Invisalign é especialmente popular entre adultos que buscam uma alternativa estética, confortável e mais conveniente.

A escolha entre os tipos de aparelho dependerá das necessidades específicas do paciente, das características do caso e das preferências individuais

Continue lendo:
Invisalign: o aparelho ortodôntico invisível para o seu tratamento dentário

Dental Vitta: clínica de aparelho ortodôntico em Caxias do Sul

Somos uma clínica que oferece tratamentos para pacientes que precisam de aparelho ortodôntico.

Atuamos nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de alinhamento dos dentes e mandíbula. 

Isso inclui a instalação e manutenção de diversos tipos de aparelhos ortodônticos, como os alinhadores transparentes (Invisalign).

Também, realizamos exames radiográficos, moldagens dentárias e desenvolvimentos de planos de tratamento personalizados para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Agende uma avaliação conosco e recupere a sua autoestima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *