Saúde bucal e coração: existe relação?

Para entender o funcionamento do organismo humano, precisamos saber que existem interconexões entre diferentes sistemas e órgãos.

Desse modo, podemos afirmar que a saúde bucal e o coração estão conectados.

Longe de serem isolados, nossos sistemas biológicos operam em uma complexa teia de relações, em que o estado de saúde de um componente pode influenciar diretamente o funcionamento de outro. 

Assim, a saúde bucal emerge como um elemento de suma importância, capaz de gerar impactos que vão além dos limites da boca.

Neste contexto, queremos explorar a relação entre a saúde bucal e o sistema cardiovascular, destacando implicações para o bem-estar de forma ampla. 

Saúde bucal e doenças do coração: como a higiene oral impacta o organismo

Pesquisas recentes têm revelado uma conexão significativa entre a saúde oral e a saúde cardiovascular. 

Um destes estudos foi conduzido pelo Instituto do Coração (Incor). A pesquisa destaca a possível associação entre a saúde bucal e problemas cardíacos. 

Os resultados revelam que 45% das doenças cardíacas poderiam estar relacionadas à saúde bucal.

A periodontite, por exemplo, é uma condição que afeta os tecidos de suporte dos dentes.

O diagnóstico pode desencadear uma resposta inflamatória sistêmica no corpo, levando à progressão de doenças cardiovasculares.

A gengivite, por sua vez, é uma inflamação que compromete a gengiva, sendo outro problema bucal que pode agravar problemas cardiovasculares em pacientes com saúde delicada.

Nesses contextos, existe uma influência inegável da saúde bucal no funcionamento do coração e, por extensão, na saúde holística do organismo.

Endocardite bacteriana: entenda o diagnóstico

A endocardite bacteriana se associa à saúde bucal devido à presença de bactérias na cavidade oral que podem entrar na corrente sanguínea.

Precisamos saber que a boca abriga uma variedade de bactérias, algumas das quais podem ser patogênicas. 

Quando há inflamação na gengiva, como na gengivite ou periodontite, pequenas lesões abrem espaço para que essas bactérias entrem na corrente sanguínea.

Uma vez na corrente sanguínea, as bactérias viajam para o coração e se alojam nas válvulas cardíacas ou em outras áreas do endocárdio. 

Se as condições forem propícias, as bactérias podem se multiplicar e formar aglomerados.

Essas vegetações bacterianas danificam as válvulas cardíacas, caracterizando o diagnóstico de endocardite bacteriana.

É preciso ficar atento aos sinais de alerta que indicam irregularidades na saúde bucal para evitar quadros mais sérios como a endocardite bacteriana. 

Saiba mais:
Fluorose dentária: o que é e como evitar

Sinais de alerta: não deixe a saúde bucal para depois

Não podemos falar sobre o bem-estar geral do organismo sem abordar a saúde bucal.

Além de manter um sorriso bonito, uma boa higiene oral evita uma série de problemas

Entre eles, podemos citar cáries, gengivite, periodontite e até mesmo complicações sistêmicas, como as doenças cardiovasculares. 

Reconhecer precocemente os sinais de alerta para  problemas bucais é crucial para intervir a tempo e evitar diagnósticos mais graves. 

Aqui estão alguns sinais comuns que indicam problemas na saúde bucal:

  • Sangramento gengival: Pode ocorrer durante a escovação ou uso do fio dental. Geralmente, esse é um sintoma claro de gengivite. Se não tratada, ela pode progredir para periodontite, uma condição que leva à perda óssea e dentária.
  • Sensibilidade dental: Desconforto ao mastigar alimentos quentes, frios, doces ou ácidos também indica problemas, como cáries, erosão do esmalte ou exposição da dentina devido à retração gengival.
  • Mau hálito persistente: A halitose é sintoma de cáries, infecções periodontais, acúmulo de placa bacteriana na língua, entre outros. O sintoma não deve ser ignorado, pois pode ser um sinal de problemas mais sérios na saúde bucal.
  • Dor ou desconforto oral: Dor de dente, dor nas gengivas, dor na mandíbula ou desconforto ao mastigar podem ser sinais de cáries, infecções dentárias, problemas gengivais ou distúrbios da articulação temporomandibular.
  • Mudanças na aparência bucal: Alterações na cor dos dentes, inchaço das gengivas, feridas orais que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca são sinais que jamais devem ser ignorados.

A saúde bucal não pode ser colocada em segundo plano. Ao menor sinal de irregularidade, um especialista em Odontologia deve ser consultado.

O ideal é não deixar que nenhum destes sintomas se manifestem para comprometer a saúde bucal.

Para isso, siga as orientações abaixo.

Continue lendo:
Cansado de ranger os dentes? Entenda o tratamento para bruxismo

Cuidando da saúde bucal: dicas para manter o bem-estar oral

A saúde bucal adequada, incluindo a manutenção de uma boa higiene oral e o tratamento precoce, reduz o risco de desenvolver problemas cardiovasculares

Escovar os dentes de forma adequada, usar fio dental e realizar bochechos com enxaguantes bucais são cuidados essenciais.

Além disso, cuidar da alimentação, beber muita água e ficar longe de hábitos prejudiciais, como tabagismo e consumo exagerado de álcool, são outras ações que demonstram cuidado com a saúde bucal.

Finalmente, faça check-ups odontológicos regulares, pelo menos a cada seis meses, para limpezas profissionais, exames de rotina e detecção precoce de problemas bucais.

Agende um atendimento pelo WhatsApp e não deixe a saúde bucal para depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *