Bruxismo de vigília e do sono na infância

Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo.

O bruxismo é um distúrbio que se caracteriza pelo hábito involuntário de ranger ou apertar dos dentes. Pode se manifestar em qualquer idade, até mesmo durante a infância, principalmente em crianças com idade entre 02 e 10 anos, devido ao crescimento dos dentes.

Gera desgaste nos dentes e dores na região da cabeça, ouvido e mandíbula.

Existem dois tipos da doença, que ocorrem em períodos diferentes durante o dia, o bruxismo de vigília e bruxismo do sono.

Bruxismo de vigília e do sono

O ato de ranger os dentes desde a infância pode causar desgaste e fraturas sérias, afetando a saúde bucal.

O bruxismo de vigília acontece durante todo o dia, onde a criança passa por longos períodos apertando os dentes, principalmente em momentos de estresse, ansiedade ou até mesmo quando se está concentrado realizando alguma atividade como estudando ou assistindo TV. Crianças maiores e adolescentes são atingidos.

Já o bruxismo do sono ou noturno, é o mais comum e acontece durante a noite, quando a criança range os dentes enquanto dorme, e é mais propenso em crianças menores. Não dura a noite inteira, somente em fases mais leves do sono.

Causas do bruxismo na infância

O bruxismo na infância está ligado principalmente à problemas respiratórios como sinusites, rinites, asma e outras doenças que dificultam a respiração, diminuindo os níveis de oxigênio no sangue. Essa queda aumenta a atividade cerebral e a frequência cardíaca, desencadeando o ranger dos dentes.

No inverno, a ocorrência de bruxismo é maior, onde os casos de doenças respiratórias são mais comuns.

Outro fator que pode estar relacionado ao bruxismo infantil são as questões hereditárias ou emocionais como a ansiedade, estresse e hiperatividade.

Os pais devem ficar atentos à rotina de seus filhos para que este problema não seja desencadeado de forma mais intensa e preocupante. Dores de cabeça frequentes e sensibilidade nos dentes podem ser indícios de bruxismo.

Tratamento

O bruxismo infantil pode ser tratado através do uso de protetores dentais ou placas de mordida, que são feitos sob medida pelo dentista para que se ajustem aos dentes da criança, evitando o desgaste dos dentes.

Em casos leves de bruxismo, exercícios para relaxar a mandíbula podem ser feitos em casa, auxiliando no alívio das dores.

Por estar ligado a fatores emocionais, pode necessitar da intervenção de um psicólogo para reduzir o estresse mental.

Outros tratamentos alternativos podem ser indicados, auxiliando o organismo a diminuir o hábito de ranger ou pressionar os dentes, como a prática de meditação, yoga e acupuntura.

É importante consultar um dentista para que ele indique o melhor tratamento.

Complicações

O bruxismo causa o desgaste do esmalte dos dentes e das gengivas, podendo gerar fissuras e danos definitivos, ou até mesmo distúrbios nas articulações temporomandibulares (ATMs), ocasionando dor ao mastigar.

Fique atento ao perceber:

– Dentes fraturados ou lascados;

– Dores no maxilar, pescoço e ouvidos;

– Dificuldade de abrir a boca pela manhã;

– Músculos da mandíbula cansados ou tensos;

– Estalos ao movimentar a articulação da boca;

– Interrupções durante o sono.

Suspeita que seu pequeno tem bruxismo? Entre em contato conosco!