Cor da língua: um espelho da sua saúde bucal e do seu corpo

A cor da língua, assim como seu formato e sensibilidade, pode, em alguns casos, ajudar a identificar doenças que afetam nosso corpo, mesmo que não exista qualquer outro sintoma.

Mais do que atuar na fala, na mastigação e na digestão, a língua também é um espelho da sua saúde. 

Neste artigo, vamos explorar os diversos significados por trás das diferentes cores da língua e entender como isso pode estar relacionado à saúde. 

No entanto, como a cor da língua pode alterar facilmente devido aos alimentos que se ingere, nem sempre é fácil identificar a doença apenas por ela.

Assim, se existir suspeita de alguma doença é importante ficar atento a outros sintomas e consultar um médico para realizar os exames de diagnósticos.

Continue a leitura para saber o que a sua língua está tentando te dizer. 

O que a cor da língua tem a dizer sobre a sua saúde?

A língua, além de ser um dos órgãos mais flexíveis do corpo humano, desempenha papéis cruciais no nosso dia a dia. Ela nos permite saborear e digerir os alimentos, pronunciar palavras e até mesmo expressar sentimentos.

Mas, o que poucos sabem é que ela também pode ser um indicador do estado de saúde geral.

A partir de agora, você confere a cor da língua e seus significados. Continue a leitura.

1 – Vermelha

Quando a cor da língua estiver avermelhada, pode ser um indicativo de deficiência de vitamina B12 ou ferro. Essas condições podem estar relacionadas a uma alimentação inadequada ou problemas de absorção de nutrientes no organismo. 

É importante lembrar que a língua é uma parte integrante do nosso sistema digestivo, e qualquer desequilíbrio interno pode se manifestar nela.

Pode indicar infecções por fungos, anemia, doenças autoimunes e problemas gástricos.

2 – Roxa

A cor língua roxa  pode indicar uma falta de oxigenação adequada nos tecidos ou problemas circulatórios. Ou seja, pode ser um sinal de hemorragia interna ou problemas de coagulação no sangue.

Neste caso, é primordial procurar um médico e realizar exames para prevenir qualquer problema mais grave.

3 – Esbranquiçada

Essa condição é conhecida como saburra lingual e pode ser um sinal de má higiene bucal, acúmulo de bactérias ou infecções. 

A língua branca pode estar associada também ao consumo excessivo de tabaco, álcool ou alimentos muito condimentados. 

Se você perceber essa alteração, é importante redobrar a atenção com a higiene oral e consultar um profissional para investigar possíveis problemas. 

Pode também sinalizar infecções e até tumores.

4 – Amarela

Essa coloração pode estar relacionada a problemas no fígado ou na vesícula biliar. 

A bilirrubina, substância responsável pela coloração amarela da pele e das mucosas quando há um excesso em circulação no sangue, pode afetar a cor da língua. 

Se você notar essa alteração, é essencial procurar um médico para uma avaliação completa.

5 – Rosada

Uma língua de cor rosa suave e uniforme é um sinal de uma boa saúde bucal. Indica que estamos com uma boa circulação sanguínea e que não há problemas significativos. 

Fique atento à cor da língua!

A verdade é que a cor da língua pode revelar muito mais do que imaginamos. Ela é um espelho da nossa saúde bucal e do nosso corpo como um todo. 

Portanto, é importante estar atento aos sinais que a língua nos dá, pois podem ser indicadores precoces de problemas de saúde.

Anteriormente, mencionamos as cores de língua mais comuns. Porém, alterações na textura e o surgimento dos nódulos não podem ser negligenciados.

Aqui no blog também falamos sobre o surgimento de aftas. Essas feridas dolorosas costumam ser sinais de problemas com o seu corpo. 

Clique aqui e leia o conteúdo completo agora.

Os cuidados diários com a língua

É fundamental compreender que a saúde bucal não se limita apenas aos dentes e gengivas. 

A saúde da língua desempenha um papel fundamental nesse contexto. Portanto, além de manter uma rotina adequada de escovação e uso do fio dental, é importante dedicar atenção à língua durante a higiene bucal. 

A escovação suave ajuda a remover resíduos alimentares e bactérias, contribuindo para a saúde bucal geral.

No entanto, se você notar alterações persistentes na cor da língua, é essencial consultar um dentista.

Na Dental Vitta, os profissionais são capazes de realizar uma avaliação precisa e identificar qualquer problema subjacente que possa estar afetando a cor da língua. 

Um diagnóstico precoce pode ser crucial para um tratamento eficaz e para evitar complicações mais graves.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação do seu sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *