Como estimular seu filho a escovar os dentes todos os dias

Estimular uma criança a escovar os dentes todos os dias é um desafio, e muitos pais enfrentam isso com mais frequência do que gostariam.

O que deveria ser um simples hábito saudável muitas vezes se transforma em fonte de frustração e decepção tanto para os adultos quanto para os pequenos.

Não é por acaso que este relato é bastante comum em consultórios odontológicos. Com isso em mente, decidimos compartilhar algumas dicas que podem auxiliar os pais a superar esse impasse e finalmente ensinar às crianças a importância da higiene bucal diária.

5 dicas para estimular seu filho a escovar os dentes todos os dias

“Vem escovar os dentes!”

Apesar de não ser a intenção dos pais, a frase soa mais como uma ameaça do que como um convite. É aí que começam as discussões que trazem dor de cabeça para os adultos e descontentamento para as crianças.

Se identificou com esse relato? Não se preocupe! Temos 5 dicas valiosas que podem aliviar essa tensão de forma definitiva.

Vamos lá?

  • O momento precisa ser lúdico

As crianças aprendem de maneira única e rápida. Portanto, use isso ao seu favor.

Escovar os dentes diariamente é uma atividade que não deve ser considerada uma obrigação e a ausência disso não deve resultar em punição.

Isso significa que a escovação pode ser acompanhada de músicas, danças e brincadeiras. Além disso, usar acessórios personalizados, pastas dentais com sabores diferentes e contar histórias são outras táticas para tornar a escovação mais lúdica.

É um momento ideal para fortalecer o vínculo familiar.

Leia mais: Dentes saudáveis na volta às aulas.

  • Não ameace ou faça chantagens

A criança nunca associará a escovação como algo prazeroso se o ato sempre vier acompanhado de ameaças ou trocas de favores.

Esse é um “atalho” que muitos pais optam por seguir, porém as consequências são sérias. Por exemplo, a criança pode fingir que escovou os dentes para evitar punições, o que não beneficia a saúde bucal e ainda cria uma associação de medo com a escovação.

  • Explique o porquê da criança precisar escovar os dentes todos os dias

Os pequenos ainda não entendem ou conhecem os perigos por trás de uma saúde bucal precária. É claro que estamos falando das cáries e outras doenças que afetam o bem-estar infantil.

É válido ressaltar que a fase de desenvolvimento irá influenciar toda a vida adulta, e isso também se aplica à saúde bucal. Uma criança ou adolescente que enfrenta cáries nos dentes de leite está mais propenso a sofrer com essa e outras condições no futuro.

Sendo assim, a criança precisa entender a importância de escovar os dentes todos os dias e, claro, aprender sobre hábitos alimentares saudáveis e mastigação correta.

Leia mais: Você sabe escovar os dentes da forma correta?

  • Prepare o ambiente adequadamente

De nada adianta convidar uma criança para escovar os dentes se ela não consegue alcançar a pia do banheiro ou não tem acesso à escova de dentes e ao creme dental, sem mencionar os riscos de acidentes e quedas.

É mais um motivo para levá-la a associar o hábito com incapacidade, receio e medo de fazer algo errado. Nesse contexto, é fundamental que a criança segure sua própria escova e desenvolva autonomia.

Por isso, a escovação infantil demanda um preparo prévio. Os pais devem adquirir os equipamentos adequados, como escova e pasta infantis, bem como um banquinho seguro para que a criança alcance a pia de forma independente.

São gestos simples, mas que demonstram empatia com as crianças e contribuem para a construção de uma rotina saudável.

  • Dê o exemplo

A última dica é possivelmente a mais crucial. Ensinar que a criança deve escovar os dentes diariamente deve começar pelo exemplo.

Se as crianças não veem os adultos realizando a escovação, é improvável que compreendam sua importância.

Ser um modelo a seguir é o ponto de partida para que a criança adote hábitos saudáveis, incluindo a escovação, mastigação e alimentação.

Escovar os dentes todos os dias: criar o hábito é essencial

Quem tem uma criança em casa sabe que hábitos e rotina são essenciais para o desenvolvimento e saúde infantil.

Como os pequenos ainda não têm compreensão de alguns conceitos que orientam a vida adulta, é importante que eles tenham uma rotina estável e constante, especialmente em relação à alimentação, sono e higiene bucal.

Portanto, os pais precisam demonstrar que é necessário escovar os dentes diariamente após as refeições e antes de dormir.

Importância de consultar um odontopediatra regularmente

A criança precisa ver o odontopediatra como um de seus amigos. Por isso, as visitas ao dentista devem ser frequentes.

Além disso, o dentista deve estar acostumado a lidar com esse público. Pois, os atendimentos para crianças e adultos são bastante distintos. A falta de sensibilidade por parte do profissional pode causar traumas na criança.

A Dental Vitta conta com odontopediatras especializados e capazes de cuidar do sorriso do seu filho. Nossa equipe não apenas conduz procedimentos de maneira empática. Mas, também, estimula as crianças a desenvolver hábitos saudáveis para a saúde bucal.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *