Para as crianças, creme dental com flúor ou sem flúor?

Usar creme dental com ou sem flúor em bebês e crianças que ainda não saibam cuspir é um assunto polêmico, no qual as informações divergem erroneamente na classe odontológica e médica.

Até pouco tempo, o uso da pasta infantil com flúor era indicado apenas para crianças maiores de três anos e que já sabiam cuspir. Essas orientações eram transmitidas aos pais pelo risco de deglutição total ou parcial da pasta provocando a tão temida fluorose dental, que é um manchamento que ocorre na estrutura do dente interferindo negativamente na estética e resistência dos dentes permanentes.
Felizmente estudos baseados em evidência cientifica, atualmente, demostram que o flúor em creme dental infantil pode e deve ser utilizado desde o nascimento do primeiro dente mesmo que a criança ainda não saiba cuspir.
Utilizando a quantidade indicada pelo odontopediatra de creme dental com flúor não haverá riscos ao dente ou danos à saúde geral da criança, e sim proteção contra as cáries, ainda muito frequentes em bebês.
A concentração, ideal, recomendada para creme dental infantil e de adulto não pode ser inferior a 1000 ppm (parte por milhão) de fluoreto de sódio, descrito nos ingredientes e composição presentes na embalagem da pasta de dente.

Para não ocorrer riscos de fluorose dental ou intoxicação pelo flúor a quantidade de pasta a ser utilizada na escova diariamente deve ser:

* Para o bebê utilizar apenas uma “lambuzadela” na escova, uma vez ao dia preferencialmente a noite antes de dormir.

* Crianças acima de dois anos utilizar a quantidade de pasta equivalente a um “grão de arroz cru”, duas vezes ao dia.

* Crianças que já aprenderam a cuspir utilizar uma porção de pasta equivalente a uma “lentilha”, três vezes ao dia ou mais.

* Crianças acima de seis anos utilizar a técnica transversal na escova ou uma quantidade de pasta equivalente de um “grão de feijão”.

Mas lembre-se, o creme dental é considerado um medicamento, e como tal, deve ser armazenado longe do alcance das crianças e sempre utilizado com a supervisão de um adulto.
Sugere-se também que as crianças desde cedo utilizem o creme dental de adulto para não confundir a pasta com comida, evitando assim a vontade de engolir pelo agradável e doce sabor dos cremes dentais infantis.
Lembramos da importância da supervisão e ajuda dos pais ou responsáveis, com higiene bucal dos seus filhos, até aproximadamente 8 anos de idade.

 

“O papel principal do odontopediatra é fazer com que uma criança possa desfrutar de boas condições bucais, seja por meio de um tratamento complexo ou procedimentos educativos simples.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *