Erosão ácida: entenda como a alimentação prejudica seus dentes

Engana-se quem pensa que apenas a má higiene bucal é que faz mal para os dentes. Muitos alimentos presentes no nosso dia a dia, apesar de naturais, são ricos em ácidos que comprometem a saúde bucal causando a chamada “erosão ácida”. Esses alimentos, se consumidos com frequência, podem levar ao desgaste do dente, expondo a dentina e abrindo caminho para sensibilidades e para cáries.

A erosão ácida é uma forma de desgaste causado por ácidos que amolecem temporariamente o esmalte dos dentes, fazendo com que percam seu conteúdo mineral.  A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente remineraliza o esmalte dentário, porém este processo é lento, e se o consumo de ácido for frequente, não há tempo de recuperação do dente, causando pouco a pouco esse desgaste. Os sintomas do problema são sensibilidade, descoloração, dentes arredondados, transparência do dente e lesões em forma de taças na superfície de mastigação.

Infelizmente a erosão ácida está muito associada à dieta moderna. É constante o aumento de consumo de alimentos e bebidas com ph ácido, principalmente por conta do uso de isotônicos após as atividades físicas. Isotônicos são bebidas que repõe líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração durante um exercício com carga intensa, com o intuito de prevenir a desidratação, porém por ter ph menor que 7, é considerado ácido. Os sabores de laranja, limão e tangerina são os isotônicos que possuem caráter mais ácido, por isso devem ser evitados.

Os refrigerantes também são uma das principais causas de erosão dentária. Os sucos de frutas, embora considerados saudáveis por nutricionistas também prejudicam os dentes. Alimentos como abacaxi, vinagre, vinho ou tomate, bem como a forma de consumir certas bebidas também são apontados como fatores que geram desgaste nos dentes.

Para não prejudicar ainda mais os dentes, recomendamos que a escovação seja feita apenas 40 minutos depois de consumir esses alimentos. A escovação age causando micro fraturas nos dentes que já estão sensíveis por conta da acidez da boca, por isso esperar alguns minutos pode ser benéfico. Não é somente o que é consumido, mas a forma como é consumido, como esses itens são retidos na boca. Deixar esses alimentos o menor tempo possível na boca também é recomendado.

O esmalte dos dentes não se regenera e nem pode ser substituído. Os efeitos da erosão ácida podem exigir tratamentos estéticos para reparar os danos ocasionados. Em casos extremos, pode levar até à remoção do dente lesionado, mas a opinião de um especialista é sempre muito importante. Estar ciente sobre os alimentos que causam o problema, ir ao dentista regularmente e tirar todas as suas dúvidas ajuda na minimização do risco de desgaste dos dentes.

Agende já sua avaliação na Dental Vitta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *