Qual Alinhador de Dentes mais indicado para você: Invisalign X Convencional

Cuidar do seu sorriso nunca foi tão importante, nem tão prático. A ortodontia vem se desenvolvendo há anos, oferecendo soluções cada vez mais eficientes e modernas, para prevenir e tratar os problemas relacionados ao mau posicionamento e mau relacionamento dos dentes e das estruturas da face.

Diante desta grande versatilidade não é difícil encontrar os mais diversos métodos, desde o alinhador de dentes Invisalign até os aparelhos ortodônticos tradicionais, mas como escolher qual o melhor para você? Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre estas duas opções, para que você possa definir qual atende melhor às suas necessidades.

Boa leitura!

Aparelho Ortodôntico Convencional

Um velho conhecido do público que foi amplamente difundido nos anos 2000, os aparelhos ortodônticos convencionais são o modelo clássico com uso de bráquetes, arco metálico e as famosas borrachinhas coloridas, muito usadas pelos jovens. Este aparelho é fixo e demanda manutenções mensais para acompanhamento e evolução do tratamento de alinhamento dos dentes.

Esta opção demanda cuidados por parte do usuário, garantindo uma higienização correta e cuidados com a alimentação, evitando opções muito duras que possam danificar a estrutura ao longo do tratamento. Sua elaboração é feita a partir de moldes de gesso que mapeiam a posição inicial dos dentes, para definir os próximos passos ao longo das etapas de correção.

Indicado para tratamentos longos e de alta complexidade, um grande diferencial deste modelo é o seu custo, em média inferior às outras opções do mercado. Esta alternativa é eficiente para correção do sorriso e se apresenta como uma opção popular.

Alinhador de Dentes Invisalign

Esta opção de tratamento é mais recente e talvez você não esteja familiarizado com o seu funcionamento, por isso, vamos explicar de forma geral como é realizado o tratamento com alinhador de dentes Invisalign:

  • Diferente do modelo tradicional, este tipo de tratamento não é fixo e consiste em um conjunto de placas personalizadas, que são substituídas ao longo da evolução do tratamento.
  • Com o auxílio de pontos de pressão estrategicamente posicionados, é possível mover apenas os dentes necessários, sendo uma boa alternativa para quem possui implantes, por exemplo.
  • Antes de realizar o procedimento, o paciente fará uma análise digital da posição dos dentes e poderá prever cada estágio de modificação, podendo visualizar o resultado final e ter uma estimativa precisa da duração do tratamento.
  • A manutenção desta opção demanda uma menor assiduidade, sendo que a visita ao dentista é realizada, em média, a cada dois meses.
  • Por serem placas removíveis, o paciente deverá usá-las pelo período estipulado pelo ortodontista, a fim de realizar a movimentação correta dos dentes. Esta etapa é de total responsabilidade do usuário, caso as placas não sejam usadas com a assiduidade necessária, o tratamento poderá se prolongar além do previsto.
  • A higienização com este método é mais fácil, pois ao remover as placas, a escovação e uso do fio dental podem ser realizados normalmente.
  • O uso das placas é confortável e permite que o paciente realize todas as tarefas com normalidade.
  • Para fins estéticos este é um modelo amplamente indicado, já que seu uso é praticamente imperceptível, tornando todo o processo mais discreto.


Quais os benefícios do Alinhador de Dentes Invisalign

Esta opção surgiu a fim de atender a demanda de pacientes que buscam por tratamentos mais rápidos e discretos. Seu custo costuma ser mais elevado, em comparação com opções tradicionais, já que envolve a confecção de diversas placas para todos os estágios de ajuste dos dentes, além de contar com simulações computadorizadas em 3D.

Diante destas informações já ficou mais fácil conseguir visualizar qual a melhor opção para você, não é mesmo? Ambos os tratamentos são eficientes e, muitas vezes, a definição entre um ou outro se deve ao tipo de investimento e como cada pessoa deseja passar pelo processo de alinhamento dos dentes.

Leia também: dicas para usar corretamente o fio dental nos seus dentes

Conheça a Dental Vitta

A Dental Vitta é uma das melhores Clínicas Odontológicas em Caxias do Sul, formada por um time de profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas, proporcionando um tratamento completo.


Aqui você encontra atendimento especializado no segmento da ortodontia e pode contar com o apoio dos nossos profissionais para realizar seu tratamento com o método tradicional ou com o alinhador de dentes Invisalign.

Entre em contato com a nossa equipe e marque uma avaliação para cuidar da saúde dos seus dentes e tirar dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *