Fio Dental: Tudo o que você precisa saber para cuidar da higiene bucal com o auxílio dele

Um dos principais responsáveis pela higiene bucal, o ato de usar fio dental merece a sua atenção e um espacinho na rotina. 

 

Apesar de ser considerado essencial, ele é ignorado por muitas pessoas que restringem sua saúde bucal à escova de dentes. Hoje, falaremos sobre tudo que faz do fio dental o seu melhor aliado no combate à placa bacteriana e demais resíduos. 

 

Como o Fio Dental auxilia a manter seus dentes limpos?

 

Nossa arcada dentária é composta de pequenos espaços e cavidades que a escova de dentes simplesmente não consegue higienizar. E é nestes cantinhos de difícil acesso que o fio dental mostra seu valor. 

 

Sob a gengiva e entre os dentes, ele chega para remover os restos de alimentos e a placa bacteriana, que pode gerar cáries e até mesmo gengivite. 

 

Além de promover uma higienização mais eficiente, também cabe ao fio dental auxiliar no combate o temível bafo. Afinal, quanto mais limpa estiver sua boca, melhor será a sua saúde bucal, o seu paladar e o hálito. 

 

Escolhendo o Fio Dental adequado para você:

 

Existem diversos tipos e espessuras de fio dental disponíveis no mercado. 

 

MONOFILAMENTOS: Aos que possuem dentes com espaçamentos menores, é importante escolher um fio dental que seja um pouco mais resistente. Nestes casos, o fio de filamento único (PTFE) costuma ser a melhor indicação porque este material não desfie ou rasga facilmente. Desta forma, você poderá utilizá-lo sem correr o risco de que ele fique preso entre os dentes. 

 

MULTIFILAMENTOS: Mais comuns e acessíveis, os fios dentais de nylon também cumprem muito bem com o propósito, e são encontrados em versões enceradas e até mesmo com sabor – uma forma de incentivar o uso por parte das crianças também.*

 

Quantas vezes ao dia devo usar o Fio Dental?

 

O ideal seria que você fizesse uso do fio sempre antes da escovação dental, que costuma ser de três a mais vezes ao dia. No entanto, se não for possível, faça um esforço e passe fio dental pelo menos uma vez todos os dias.

 

Sangramentos após passar o Fio Dental

 

Isto acontece bastante com quem começou a usar fio dental recentemente. A boa notícia é que o sangramento só acontece até que você acostume seus dentes ao processo (o que costuma demorar uma semana).

 

Há ainda os casos nos quais o paciente enfrenta um quadro de gengivite (inflamação que causa inchaço e maior sensibilidade). 

 

Se estiver fazendo uso de algum novo medicamento que possua antiplaquetários na composição, esta também pode ser a causa. 

 

Percebeu um sangramento e ficou em dúvida? É importante ficar de olho e questionar o seu dentista, uma vez que cada pessoa possui suas particularidades e ninguém melhor do que o seu profissional de confiança para te ajudar.

 

O passo a passo no uso correto do Fio Dental

passo a passo para usar o fio dental

Não há mistério em relação a como passar o fio dental, mas existem técnicas mais fáceis e eficazes que te auxiliam a aproveitá-lo ao máximo. Quer ver só como é simples?

 

  • Comece enrolando aproximadamente 40 centímetros de fio ao redor de cada dedo médio. Para isto, mantenha uma distância entre os dedos de cerca de dez centímetros.
  • Em seguida, segure o fio dental com o polegar e o indicador, e deslize o fio para cima e para baixo, entre os dentes.
  • Passe o fio em torno da base de cada dente, priorizando a linha que separa gengiva e dente. Mas atenção! Faça isso delicadamente, evitando cortar ou lesionar o tecido gengival.
  • Limpe os dentes individualmente com um novo pedaço de fio. Por fim, remova os fios e faça o descarte.  

 

 

Uso aparelho ortodôntico. E agora, como usar o Fio Dental?

 

Os modelos mais clássicos exigem truques especiais que facilitam o processo. Ainda que um pouco mais demorado, é imprescindível que você não descuide da sua higiene bucal com o fio dental, mesmo fazendo uso de aparelho.

 

Para te ajudar nessa missão, experimente contar com um passador (encontrado nas farmácias) ou uma escova interdental, por exemplo.

 

Confira um passo a passo adaptado:

 

  • Insira o fio dental no buraco do passador, como se estivesse colocando um fio de linha em uma agulha.
  • Passe a agulha plástica por trás do fio ortodôntico, entre seus dentes e a estrutura do aparelho.
  • Insira o fio no espaço lateral entre dois dentes, segurando cada ponta com uma mão. Passe o fio dental pelo ponto de contato entre os dentes até encostar na gengiva.
  • Com delicadeza, pressione o fio dental. Se estiver higienizando os dentes de cima, vá para cima; se for a hora de limpar os dentes de baixo, faça movimentos para baixo.
  • Para finalizar, repita o processo em cada um dos dentes até que todos tenham sido contemplados.

Leia também: as melhores dicas para escolher sua Clínica Odontológica

Lembre-se que para manter a saúde bucal em perfeito estado, é muito importante ter uma rotina de consultas com um profissional. Para isso, conte com a equipe da Dental Vitta.

Entre em contato e agende sua consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *