O que a gengiva inflamada causa no seu sorriso

Um sorriso saudável passa pelos cuidados com a sua gengiva, que desempenha um papel fundamental na sua saúde bucal. Uma gengiva inflamada, pode causar impactos negativos no seu sorriso.

Esse tecido mole que reveste e protege os ossos e as raízes dos seus dentes, é que mantém a arcada dentária firme na sua boca. 

Além disso, também ajuda a amortecer os impactos durante a mastigação, fornecendo uma superfície macia entre os dentes e a mandíbula.

Mas você sabe como identificar uma gengiva doente e o que fazer para ter de volta um sorriso saudável?

Então, continue a leitura para descobrir os principais sinais de uma gengiva inflamada, como prevenir problemas gengivais futuros e quais os tratamentos mais indicados para devolver a saúde da sua boca.

Gengiva inflamada: os sinais mais comuns 

Quando a gengiva fica doente, ela pode causar vários problemas que afetam o seu sorriso. A condição mais comum associada é a gengivite, que é uma inflamação.

Ou seja, se a gengivite não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma forma mais grave de doença periodontal, chamada periodontite. 

A periodontite causa danos aos tecidos de suporte dos dentes, incluindo a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. Isso pode levar a uma série de problemas no sorriso, como: retração gengival, dentes soltos, halitose, entre outros.

Leia mais: Causas e tratamentos para a perda de dentes

Conheça, agora, os sintomas mais comuns de uma gengiva doente:

1 – Sangramento

Um dos primeiros sinais de uma gengiva doente é o sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental. 

Isso pode ocorrer devido ao acúmulo de placa bacteriana, que é uma película pegajosa de bactérias que irritam a gengiva.

2 – Sensibilidade

Uma gengiva inflamada pode tornar-se sensível ao toque, escovação e alimentos quentes, frios e ácidos.

Essa sensibilidade pode variar de leve a intensa, causando desconforto durante a mastigação e a escovação.

3 – Inchaço

O inchaço é um sintoma comum de doença gengival. Uma gengiva doente pode apresentar uma aparência inchada, avermelhada e brilhante. 

Esse inchaço é resultado da resposta inflamatória do corpo às bactérias e toxinas presentes na placa bacteriana.

4 – Mau hálito

Se mesmo depois de escovar os dentes e a língua, você sentir que ficou com mau hálito, saiba que sua gengiva pode estar doente. 

Isso porque a presença de uma gengiva inflamada pode levar ao desenvolvimento de mau hálito persistente.

Essa condição ocorre devido à proliferação de bactérias que produzem compostos que causam odores desagradáveis na boca.

5 – Placas brancas

Em estágios avançados de doença gengival, placas brancas ou amareladas podem se formar sobre a superfície das gengivas. 

Ou seja, essas placas são depósitos de tártaro, que requerem intervenção profissional para remoção.

Cuidados para evitar uma gengiva inflamada

Agora que você já sabe identificar os sinais de uma gengiva doente, saiba que para evitar esses sintomas você precisa:

➡ Manter uma rotina de higiene bucal adequada, que inclui escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e remover as bactérias da língua.

Clique aqui e saiba como escovar os dentes corretamente

➡ Ter uma alimentação saudável e equilibrada. Então, consuma alimentos ricos em nutrientes, como frutas e vegetais, e evite o consumo excessivo de açúcares e alimentos processados. Não esqueça de beber bastante água!

➡ Evitar o tabagismo. Isso porque o cigarro pode reduzir o fluxo sanguíneo dos tecidos gengivais, provocando a presença de bactérias e, consequentemente, reduzindo  a resistência e capacidade de combater infecções.

➡ Escolha os produtos de higiene bucal adequados, optando por uma escova de dentes com cerdas macias e um creme dental com propriedades antissépticas e antimicrobianas.

Não tenha gengiva inflamada: consulte seu dentista regularmente

Se você notar algum sintoma de gengiva inflamada, marque uma consulta com seu dentista o mais rápido possível. Quanto mais cedo você se cuidar, maiores serão suas chances de reverter os danos.

Com uma limpeza de dentes profissional, os dentistas da Dental Vitta removem todo tártaro que já solidificou no seu sorriso: são técnicas especiais, como a raspagem, que facilitam a cicatrização da gengiva.

Faça contato com a nossa equipe e agende uma consulta agora mesmo!

No entanto, é importante ressaltar que a prevenção e o tratamento de problemas na gengiva são uma jornada contínua. 

Uma vez que a saúde da gengiva tenha sido restaurada, é fundamental manter uma rotina de cuidados bucais adequada, adotar hábitos saudáveis ​​e comparecer às consultas de acompanhamento recomendadas pelo dentista.

A saúde da gengiva desempenha um papel crucial na saúde bucal em geral.

Então, fique em alerta: uma gengiva doente ou inflamada pode causar sintomas incômodos e levar a problemas mais graves se não for tratada adequadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *