5 dicas para cuidar dos seus dentes depois da Páscoa

Seus dentes merecem atenção especial depois da Páscoa, para que você possa aproveitar as delícias que o coelhinho deixou para você.

Durante a Páscoa, o consumo de guloseimas aumenta consideravelmente. Há pessoas que comem um pedaço de doce por hora, durante os dias que seguem o feriado. Apesar de ser um hábito delicioso, é bastante prejudicial para sua saúde bucal.

Isso porque o açúcar, ao ficar muito tempo em contato com o dente, vira fonte de alimentação para as bactérias que vivem na boca. Assim, as bactérias produzem mais ácidos, responsáveis pelas famosas – e odiadas – cáries.

Por isso, para que você possa consumir com prazer os chocolates que ganhou, sem correr o risco de acabar com dor de dente, fique atento a essas 5 dicas.

Elas são válidas tanto para crianças, os maiores consumidores dessa época, quanto para os adultos (porque ninguém é de ferro, né?).

#Dica 01: Defina um horário para consumir seus doces de Páscoa

Se você definir um horário para consumo dos doces, como logo após as refeições principais, será mais fácil controlar as escovações e garantir sua rotina de higiene bucal.

Além disso, o processo de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias também terá maior controle.

Evite o consumo de doces à noite. O fluxo salivar, durante o dia, ajuda na limpeza bucal, mas à noite, com a boca mais seca, esse recurso não é utilizado, deixando os dentes mais expostos à ação das bactérias.

Considere, além do horário, definir também a quantidade a ser consumida. Assim, evita-se exageros, o que será bom para sua saúde como um todo.

#Dica 02: Dê preferência para os chocolates “amigos” dos dentes

Sim, isso existe!

Chocolates meio amargo possuem menos açúcar que chocolate branco ou ao leite, por exemplo. Quanto mais cacau, melhor.

Procure evitar chocolates que grudam nos dentes, como os recheados ou crocantes. Por colarem na estrutura da boca, são mais difíceis de serem removidos.

Se você usa aparelho, evite todos os doces crocantes ou do tipo puxa-puxa. Além de facilitarem a cárie, são vilões do aparelho. Depois da Páscoa, é o período com mais registros de aparelhos quebrados.

#Dica 03: Não esqueça do fio dental

O fio dental é indispensável em qualquer rotina de higiene bucal, e deve ser utilizado mesmo nas crianças com dente de leite.

Faça um bochecho com água depois de passar o fio dental e antes de escovar os dentes, tirando todo o excesso de açúcar que tiver na boca.

#Dica 04: Beba água

Já falamos que a saliva ajuda na manutenção da higiene bucal, certo? A água desempenha ajuda na produção de saliva.

Por isso, quando aumentar o seu consumo de doces, aumente, também a sua ingestão de água, estimulando o fluxo salivar, auxiliando na remoção de alimentos e evitando que as bactérias produzam muito do ácido causador da cárie.

#Dica 05: Escove os dentes

Parece óbvio, mas essa dica, às vezes, é esquecida. Isso porque você pode estar habituado a escovar os dentes após o café da manhã, almoço e jantar, mas esquecer de escovar no meio da tarde, depois de atacar aquele ovo de Páscoa.

Você deve saber que as bactérias da boca que produzem o ácido que causa a cárie entram em ação após 15 minutos após o consumo do alimento.

Por isso, não espere mais que esse período para escovar os dentes quando comer um doce. É a maior garantia de não ter nenhum tipo de doença bucal em função dos exageros da Páscoa.

Uma boa escovação deve durar pelo menos 3 minutos, e crianças com menos de 6 anos devem ter seus dentes escovados por um adulto!

Conclusão

Agora que você já sabe como cuidar dos seus dentes depois desse feriado de Páscoa, pode consumir seus doces sem grandes preocupações.

Mas, não esqueça: uma boa rotina de cuidado e higiene bucal deve fazer parte do seu dia a dia durante o ano inteiro, independente da sua alimentação, ok?

Se achar que exagerou nos doces, agende uma consulta para uma limpeza e revisão geral. Assim, você ficará seguro de que a Páscoa não teve nenhum impacto na sua saúde bucal.

A Páscoa acabou, o coelhinho foi gentil e você ficou com muitos chocolates e doces para devorar?

Não tem problema algum você se esbaldar nas delícias, desde que tenha atenção redobrada com a sua saúde e higiene bucal.

Por isso, é importante ficar de olho nessas 5 dicas – elas são válidas tanto para crianças, quanto para adultos.