Escaneamento Intraoral: conheça a técnica de moldagem 3D

Escaneamento Intraoral é uma técnica de escaneamento 3D da arcada dentária. A evolução da odontologia traz facilidades para o paciente e serve como uma prevenção.
Ao utilizar o escaneamento intraoral, o paciente garante uma moldagem perfeita dos seus dentes ainda saudáveis. Em caso de necessidade de reposição futura, com alguma prótese, por exemplo, ela poderá ser fabricada com base na arcada original, reduzindo o desconforto e facilitando a adaptação.

Moldagem convencional x escaneamento  Intraoral

Para confecção de implantes, próteses ou aparelhos corretivos, o dentista precisa se apoiar em um molde, a fim de fazer uma “cópia” da estrutura bucal permitindo que a intervenção encaixe perfeitamente, garantindo conforto para o paciente.

Acontece que, até pouco tempo atrás, a prática de moldagem se dava somente  através de materiais de moldagem, tipo uma “massa” para copiar os dentes.

Com a tecnologia, surgiram  as moldagens digitais, obtidas através do escaneamento intraoral. Essas moldagens estão substituindo as moldagens convencionais já em várias situações. Ainda não em todas, mas a tendência é evoluir rapidamente. Entre as vantagens da “moldagem digital” estão a maior fidelidade de cópia, menor distorção, possibilidade de armazenar esse arquivo por tempo indefinido sem perder a qualidade..

O escaneamento intraoral tem, ainda, outra vantagem importante:  diminuir o desconforto em relação a moldagem convencional.

Aplicações do Escaneamento Intraoral

O escaneamento intraoral é uma tecnologia que pode ser utilizada para diversas finalidades, como:

  • Substituir os modelos tradicionais de gesso, agilizando o processo de moldagem;
  • Analisar malformações, fraturas ou desgastes;
  • Comparar com muita precisão escaneamentos em diferentes momentos, para saber por exemplo se um desgaste do dente aumentou ou não.
  • Avaliar restaurações ou coroas;
  • Associar as imagens com radiografias ou tomografias;
  • Como referência no planejamento de cirurgias ou intervenções, inclusive simulando os resultados para melhor entendimento do paciente;
  • Escanear a estrutura para imediata ou futura produção de implantes ou próteses.

Quando fazer o Escaneamento Intraoral

Apesar de poder ser utilizado para diferentes necessidades, você pode fazer o escaneamento oral da sua arcada dentária a qualquer momento, mesmo que não tenha programado nenhum tipo de intervenção.

A Dental Vitta recomenda, inclusive, que a moldagem 3D seja realizada quando seus dentes ainda estão saudáveis. Assim, você tem uma espécie de backup da sua melhor versão, orientando a produção de implantes, coroas ou próteses, caso venha a ser necessário, ou, ainda, auxiliando na identificação de outras doenças bucais, servindo como base de comparação.

Aproveite sua consulta de rotina para realizar o escaneamento intraoral. É rápido, indolor e uma garantia para o seu sorriso!

Conheça os profissionais atendentes da Dental Vitta e agende sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *