Diastema: charme ou desalinhamento estético?

Diastema é o nome que se dá para o afastamento entre dois dentes. O mais comum e reconhecido é o espaço percebido nos incisivos centrais superiores. Apesar de não ser um problema de saúde bucal, pode ser um incômodo estético.

Você já deve ter reparado que algumas pessoas possuem um espaço entre os dentes.

Este espaço existente entre dois dentes, mais comumente visto nos incisivos centrais superiores se dá o nome de Diastema.

A Madonna é uma personalidade bastante conhecida por seu diastema, e uma das grandes responsáveis por fazer com que esse “defeito” fosse considerado, na verdade, um charme!

Mas, o diastema é um problema bucal ou apenas um desalinhamento estético?

Confira agora mesmo o que os nossos especialistas dizem sobre o assunto.

Boa leitura!

#1 Diastema: qual é a causa?

O diastema pode ser causado por vários motivos.

Na troca dos dentes de leite, por exemplo, é comum que as crianças apresentem diastema até o período do crescimento total do dente permanente, quando tudo se normaliza naturalmente, sem precisar de nenhum tipo de intervenção.

Isso acontece porque o diastema pode ser causado pela diferença de tamanho nos dentes, pela falta de algum dente ou até mesmo alguma anormalidade no freio labial – tecido que se estende do lábio à gengiva.

Além disso, o diastema pode ter causas secundárias, como algum desalinhamento bucal, protrusão dentária (quando a mandíbula superior fica para frente da inferior) ou problemas oclusais (mordida cruzada).

Até mesmo a pressão da língua sobre os dentes pode gerar o diastema.

#2 Charme ou problema bucal?

diastema charme ou problema

Muitas pessoas consideram um sorriso com diastema um charme! Algumas celebridades, como a Madonna, sem dúvida, ajudaram para essa fama positiva da condição.

Apesar de o diastema não levar a problemas bucais graves, é importante ressaltar que, aos olhos dos profissionais, é considerado um problema estético que pode causar desconforto.

E, principalmente nas crianças, também pode causar alguns distúrbios fonéticos, como a produção de sons indesejáveis ou dificuldade de entonação.

Por isso, uma dica: o diastema deve ser sempre investigado para que seja corrigido caso necessário.

#3 Tem como fechar o diastema?

Sim, existem tratamentos que podem corrigir o espaçamento do diastema.

Atualmente, existem várias opções no mercado, mas é necessário entender o grau do problema para um tratamento mais eficaz.

É essencial verificar se a condição é somente estética ou se apresenta também algum problema de saúde bucal. Por isso, a avaliação clínica é fundamental para a indicação do melhor tratamento.

Os tratamentos variam desde o uso de aparelhos ortodônticos, restaurações, cirurgias e até mesmo a aplicação de botox.

Conclusão

Você tem diastema ou conhece alguém que apresenta esta condição? Deixe um comentário contando pra gente se você também um charme, ou se acredita que é um problema bucal a ser tratado.

A Clínica Dental Vitta é uma clínica odontológica completa e que oferece os mais modernos tratamentos para a saúde bucal.

Para conhecer mais sobre nossos tratamento visite nosso site, conheça nossos profissionais e agende sua visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *