Cuidar dos dentes no verão: 10 hábitos para manter a saúde bucal em dia

Por que chamamos a atenção para cuidar dos dentes no verão?

Essa estação compreende uma época de descontração, em que as pessoas gostam de aproveitar o sol, a praia e as refeições ao ar livre. No entanto, o hábito de cuidar dos dentes acaba ficando em segundo plano.

Como? Em primeiro lugar, o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e bebidas alcoólicas causa desequilíbrios na saúde bucal.

Além disso, há a exposição prolongada ao sol e as mudanças na rotina, quadros que também impactam a saúde dos dentes de maneira negativa. 

Nosso compromisso é com o seu bem-estar. Por isso, hoje queremos mostrar 10 cuidados para garantir que o verão seja não apenas uma temporada de diversão, mas também um período de atenção à saúde bucal

Afinal, cuidar dos dentes é um hábito para todas as estações do ano.

1. Dentes saudáveis no verão: a hidratação também promove cuidado com os dentes

Manter-se bem hidratado é uma prática importante para dentes saudáveis no verão.

Porém, as pessoas tendem a consumir bebidas com muito açúcar ou muito ácidas, como refrigerantes, cervejas e destilados.

Tais produtos são prejudiciais ao esmalte dentário e à saúde bucal em geral.

Aqui, a melhor escolha é a água e frutas suculentas, como a melancia. É tudo o que você precisa para manter o corpo hidratado e enxaguar os resíduos alimentares.

2. Saúde dos dentes no verão: controle o açúcar

Sabemos como são tentadores sorvetes, refrigerantes e sobremesas geladas, típicos do verão. É quase impossível resistir.

No entanto, o consumo excessivo de açúcar é o caminho para desenvolver cáries dentárias.

Troque o doce ou reduza seu consumo por opções alimentares mais saudáveis, como frutas frescas. Também limite, se possível, o consumo de sobremesas e bebidas com muito açúcar.

3. Saúde bucal no verão: tome cuidado com alimentos e bebidas ácidas

A acidez traz um delicioso frescor no verão. Mas, quando em excesso, esses alimentos e bebidas desgastam o esmalte dos dentes.

Como resultado, a pessoa pode sentir mais sensibilidade e deixar a saúde bucal vulnerável. Para minimizar os efeitos prejudiciais, é aconselhável consumir com moderação e enxaguar a boca com água após a degustação.

Saiba mais:
Você sabe escovar os dentes da forma correta?

4. Saúde bucal no verão: evite o ressecamento dos lábios

Os lábios, assim como a pele, são sensíveis à exposição solar e ao ressecamento, o que pode causar rachaduras e desconforto.

Essa condição também pode afetar a saúde bucal. Recomendamos o uso do protetor labial para manter a boca hidratada e protegida dos raios UV e do clima seco. 

5. Saúde bucal no verão: tenha um kit de higiene sempre por perto

Fugir da rotina é a melhor parte do verão, concorda? Mas, essas fugas não podem ser sinônimo de falta de cuidado com os dentes.

Ter um kit de higiene bucal sempre acessível, com escova, pasta e fio dental, é uma excelente prática, especialmente em viagens longas e passeios. 

Além disso, mesmo em passeios mais breves, tenha o seu kit em mãos. Afinal, sair para comer em restaurantes e participar de atividades ao ar livre podem dificultar a higiene bucal. 

Cuidar dos dentes, mesmo em situações de mobilidade, é indispensável.

6. Saúde bucal no verão: atenção para sorvetes e bebidas geladas

No verão, os sorvetes e as bebidas geladas são ainda mais apetitosos. No entanto, para algumas pessoas com dentes sensíveis, a sensação congelante pode ser desconfortável.

Além disso, é importante mencionar que estes itens contêm açúcar, o melhor amigo da cárie. Portanto, ao saborear estas delícias, faça-o com moderação e priorize alimentos com origem natural e com baixo teor de açúcar.

7. Saúde bucal no verão: café e açaí trazem sabor, mas exigem atenção

Produtos escuros podem manchar os dentes ao longo do tempo. Estamos falando de alimentos saborosos e saudáveis, como: beterraba, framboesas, molho shoyu, vinagre balsâmico até chás, vinhos e cafés.

Para minimizar esse efeito indesejado, é aconselhável enxaguar a boca com água após o consumo, além de escovar os dentes regularmente.

Solicite limpezas completas e tratamentos de clareamento dental ao seu dentista com frequência. Isso também ajuda você a cuidar dos seus dentes e mantê-los sempre brancos.

Dessa forma, você pode continuar desfrutando destes alimentos no verão sem comprometer a aparência do seu sorriso.

8. Como cuidar dos dentes: troque o palito de dente pelo fio dental

Substituir o palito de dente pelo fio dental é a escolha mais saudável para cuidar dos dentes. 

O fio dental é eficaz para remover resíduos e placas bacterianas entre os dentes, prevenindo cáries e problemas gengivais. 

Deixe o palito de dente na prateleira do supermercado. O seu sorriso agradece.

9. Saúde bucal no verão: lembre os pequenos de cuidar dos dentes

Na agitação do verão, as crianças acabam esquecendo de cuidar dos dentes, um grande perigo. 

Por isso, os responsáveis precisam estar atentos à saúde bucal das crianças, especialmente no verão. Neste período, elas estão mais propensas a consumir alimentos com alto teor de açúcar e participar de atividades ao ar livre. 

Incentivar a escovação regular, o uso do fio dental e a moderação no consumo de doces é uma maneira de estabelecer hábitos saudáveis desde cedo. É preciso ensinar a elas pelo exemplo.

Continue lendo:
Como estimular seu filho a escovar os dentes todos os dias

10. Saúde bucal no verão: agende um check-up antes de curtir as férias

Dor de dente inesperada durante as férias? Você não vai ser vítima do imprevisto se realizar um check-up antes da época mais esperada do ano.

Na Dental Vitta, estamos aqui para cuidar do seu sorriso e garantir que você desfrute da estação da forma que merece: com tranquilidade e a certeza de que está tudo bem

Agende uma consulta conosco e tenha a segurança de um sorriso saudável nas suas férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *