Cansado de ranger os dentes? Entenda o tratamento para bruxismo

Muitas pessoas sentem dores nas articulações devido ao apertamento dentário. O tratamento para o bruxismo pode ser um alívio para essa tensão muscular.

Isso porque o bruxismo é um ato involuntário de ranger e apertar as arcadas dentárias. Ele acontece de uma forma exagerada e constante, causando a dor nas articulações e enfraquecimento dos dentes.

Em alguns casos mais severos, o bruxismo ocasiona fraturas dentárias e dores na cabeça ou no ouvido, trazendo muito desconforto para o paciente.

Você deve entender essa condição e saber como buscar o tratamento para bruxismo. Por isso, preparamos este artigo com todas as informações relevantes sobre o assunto.

O que é bruxismo e quais são as principais causas?

O bruxismo é um transtorno temporomandibular que causa o hábito de ranger ou pressionar os dentes. Isso pode acontecer inconscientemente durante o sono e até mesmo quando se está acordado.

Neste último caso, a condição recebe o nome de bruxismo de vigília. Essa condição pode estar associada ao estado psicológico da pessoa.

É inegável que a predisposição genética é uma das causas do bruxismo. Porém, as outras questões emocionais também devem ser consideradas para diagnóstico, tais como:

  • A ansiedade, o estresse e a tensão;
  • O ciclo de sono deficitário ou insuficiente;
  • O hábito de morder bochechas, a língua ou objetos;
  • O hábito de roer as unhas também se associa com o bruxismo;
  • Pacientes hiperativos são propensos a desenvolver o transtorno temporomandibular;
  • Sentimentos de frustração e raiva.

Nas crianças, o bruxismo também se apresenta em resposta para as dores de ouvido e desenvolvimento irregular da arcada dentária.

Leia também: Você sabe escovar os dentes da maneira correta?

Perigos quando o paciente não recebe o tratamento para bruxismo

O transtorno tem sintomas que muitas vezes são ignorados pelo paciente. Por isso, alguns deles demoram para buscar o tratamento para bruxismo.

Ou seja, é comum que as pessoas esqueçam de mencionar dores na cabeça e no ouvido para o dentista por não conhecerem a origem.

Porém, esses são dois sintomas comuns do bruxismo, juntamente com o zumbido no ouvido, dores no maxilar, na nuca e nos ombros. Além deles, há a dificuldade durante a mastigação e estalos nos movimentos bucais.

Quebras repentinas nos dentes é outro sinal de alerta para o bruxismo. Afinal, há o enfraquecimento gradual da arcada dentária e fraturas são inevitáveis.

Sendo assim, buscar o tratamento para bruxismo é o ideal quando estes sintomas são identificados.

Bruxismo tem limite de idade?

Não há necessariamente um limite de faixa etária para o aparecimento do bruxismo. Isso porque o transtorno pode ocorrer em crianças, adolescentes, adultos e até mesmo em idosos:

  • Crianças e adolescentes: o bruxismo infantil é relativamente comum, especialmente em crianças com dentes de leite. Geralmente, desaparece com o tempo, mas, em alguns casos, pode persistir na adolescência e se agravar devido à ansiedade e pressão na rotina dos jovens;
  • Adultos: o transtorno pode ser causado por estresse, ansiedade, problemas de oclusão dental (encaixe dos dentes) ou predisposição genética nesta faixa etária;
  • Idosos: esse grupo também pode desenvolver bruxismo associado às mudanças na estrutura dental devido ao envelhecimento e dentes menos resistentes.

Portanto, independentemente da idade, é recomendado procurar um dentista. O especialista deve ser procurado se houver suspeita de bruxismo, de modo a obter um diagnóstico adequado.

Leia mais: A sensibilidade nos dentes pode ser tratada e evitada?

Como o bruxismo pode ser tratado?

O bruxismo está associado a alguns hábitos e comportamentos emocionais do paciente. O diagnóstico e tratamento deve ser individual.

O dentista precisa analisar a gravidade do quadro e os comportamentos que estão associados a ele. Dessa forma, ele consegue indicar o tratamento para bruxismo mais adequado para o paciente.

Saber se o paciente sofre de bruxismo diurno ou noturno é outra etapa do diagnóstico. É nesse estágio que o paciente saberá se o tratamento para bruxismo vai envolver placas ou medicação.

Em casos mais brandos, a simples mudança de hábitos já ajuda. O paciente deve buscar uma rotina saudável e ficar longe de situações que causam nervosismo e estresse.

A busca pela meditação, acupuntura, massagens relaxantes e exercícios físicos são recomendações complementares. Eles ajudam no tratamento para bruxismo, sem esquecer de optar por uma dieta saudável.

Além disso, o paciente deve buscar auxílio de um psicólogo ou psiquiatra. É importante entender os gatilhos que causam o apertamento dentário para tratar o problema pela raiz.

É claro que as visitas regulares ao dentista são primordiais no tratamento para bruxismo.

É o profissional dentista que vai fazer recomendações. Como: o uso de uma placa interoclusal, introdução de relaxantes musculares ou correção da mordida.

Em caso de suspeita, não deixe o tratamento para depois. Agende a sua consulta com a Dental Vitta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *