Mas, afinal, o café realmente causa manchas nos dentes?

Tomar café é um hábito dos brasileiros, e grande parte só consegue iniciar seu dia após tomar pelo menos uma xícara.  Que o café é a bebida mais querida do mundo, disso não há dúvidas, mas uma questão sempre discutida sobre o tema é “mas, afinal, o café realmente causa manchas nos dentes?”

Sabemos que o café tem muitos benefícios para o nosso corpo de uma forma geral, mas e em relação à saúde bucal? O que o consumo de café, é capaz de fazer com os nossos dentes?
O pigmento e a acidez de alguns alimentos, como o café, contribuem para a desmineralização do esmalte dentário, deixando a superfície porosa e sujeita a manchas com o passar do tempo.

 

Os dentes e o café

A cor dos dentes vem de uma camada interna, chamada dentina, e é protegida pelo esmalte do dente. Cada vez que este esmalte é afetado, os dentes ficam expostos, o que aumenta a absorção dos pigmentos dos alimentos.

Devido ao desgaste da superfície dental, ingredientes como café, chás, vinho tinto, beterraba e chocolate acabam tingindo a superfície.

O grão do café possui uma substância chamada de tanino, um polifenol, essa substância que provoca as manchas sendo encontrada também em outras bebidas como vinho e chás.

 

Evitando as manchas

Para garantir dentes fortes, saudáveis e brancos, não é preciso excluir determinados ingredientes da alimentação, e sim tomar cuidado com a higiene após o consumo.

Quando tomar o seu café, escove os dentes, pois dessa forma o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato com a substância, e fazendo com que o flúor do creme dental mineralize o esmalte, fortalecendo-o.

Se não for possível fazer a escovação, faça um com bochecho com água, que ajuda a evitar que o corante ou a acidez fiquem na boca.

Comer alimentos detergentes como maçã e pera ajudam na limpeza superficial dos dentes durante a mastigação e até previnem problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries. As fibras desses alimentos aumentam também a produção de saliva e pH da boca, diminuindo a acidez.

 

Dicas

Cuidado com as dicas de soluções caseiras e rápidas que não possuem comprovação científica, sobre sua segurança e eficácia.

O ideal para recuperar os dentes que já estão manchados e conquistar um sorriso bonito, harmonioso e livre de manchas, é consultar um dentista especializado, além de manter a higiene correta dos dentes e de toda a boca. Ele fará uma avaliação e indicará o tratamento mais adequado.

 

Entre em contato conosco. Siga nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *